segunda-feira, 1 de setembro de 2014

[Reacenda o Seu Cosmo: Capítulo 1] Os Cavaleiros do Zodíaco: Guerra Galática e os Cavaleiros Negros

NESTA POSTAGEM

(use o localizar/ buscar de seu navegador com as palavras do índice)

--SESSÃO CRÍTICA--
Os Cavaleiros do Zodíaco: Guerra Galática e os Cavaleiros Negros
Lista de Episódios
Ficha dos Personagens - Parte 1: Cavaleiros de Bronze
Ficha dos Personagens - Parte 2: Cavaleiros Negros

--FICHA TÉCNICA--


SESSÃO CRÍTICA

Os Cavaleiros do Zodíaco: 
Guerra Galática e os Cavaleiros Negros

AS LENDAS DE UMA 
NOVA ERA DA CULTURA POP
Me lembro com um certo frescor o primeiro comercial anunciando a estréia dos Cavaleiros na Rede Manchete há 20 anos atrás, mas sinto como se fosse ontem. Só não estava muito exato do ano de lançamento, mas como muitas fontes da nossa era digital revelam que foi em 1994, e eu achando que fosse em 1995, assim levei. Me lembro também que costumava assistir durante as manhãs (e não durante a noite) - as boas memórias dos Super-Heróis Japoneses em carne e osso (começando por Lion Man) me deixaram de certa forma confuso. 

Em 1ª de Setembro de 1994, no horário das 18:00, estreava a série de TV que praticamente se tornaria o divisor de águas da nova era da Cultura Pop que estava pra chegar. Jaspion e Changeman era apenas o começo para o domínio do mercado Japonês em um território ainda dominado pelos mercado Americano. Séries Japonesas como essas, se tornavam quadrinhos no mercado nacional influenciado pelas aventuras dos Super-Heróis da DC e Marvel Comics, até então predominantes. Nos videogames, os jogos nipônicos já faziam sucesso com títulos como Super Mario Bros, Street Fighter e Sonic. 

Os Cavaleiros do Zodíaco vieram como uma novidade para a TV Brasileira. Essa primeira fase da série apresenta os principais elementos que se tornam essenciais para o entendimento dos principais personagens, os 5 Cavaleiros de Bronze: Seiya, Shiryu, Shun, Hyoga e Ikki. A premissa parece uma espécie de Fúria de Titãs (1980) nos tempos atuais. Cavaleiros se trata de uma história moderna sobre Deuses Mitológicos.

Com protagonistas mais complexos e com personalidades bastante identificáveis, os Super-Heróis Japoneses (hoje em dia mais conhecidos pela nomenclatura original no Japão, Tokusatus) não se tornaram páreos para o domínio dos Cavaleiros. 

Entre mensagens como lealdade, superação e sacrifício, surgem ainda elementos que se tornaram polêmicos para a imprensa - o abuso da violência é o principal alvo (os personagens sangram facilmente nas cenas de ação, como se todos fossem hemofílicos).  Para o público, a certa impressão de feminilidade do personagem Shun de Andromeda. Pela sensibilidade fora do comum, Shun é um personagem chega a passar alguma impressão de andrógeno (os cabelos longos e a armadura rosa), mas é bastante incompreendido em nosso país, cuja personalidade machista e maliciosa é predominante. 

 Altas cenas de derramamento de sangue: Seriam todos eles hemofílicos? 

Se antes a maioria dos melhores episódios dos Tokusatsus eram justamente aqueles onde os heróis se sacrificavam (ou até morriam), em Cavaleiros do Zodíaco, os personagens sofrem tanto que acabamos por torcer pela vitória deles (e estes acabam se tornando um dentre os melhores episódios da série). As melhores cenas acabam sendo as mais heroicas e as mais chorosas se tornam os momentos de sacrifício (onde nos deixam até tensos). 

A fase Guerra Galática traz uma certa introdução às batalhas psicológicas da trama, com um pouco de melancolia nos momentos de treinamento entre Seiya e Marin. Seiya mostra, pela primeira vez, o seu ato heroico ao salvar Shiryu da morte, após uma batalha. Uma prova de que existe um sentido de não apenas em contar uma história de fantasia sobre mitologia moderna diante de tanta sanguinolência, mas de também trazer consciência sobre o sentido da existência das lutas em um ringue (quem acha o UFC algo sem sentido, também estaria automaticamente colocando a importância das artes marciais no mesmo lugar). Até aqui, as lutas se tornam uma forma de testar as limitações dos Cavaleiros. Como diz a própria Saori Kiddo (futura Deusa Atena), a Guerra Galática não existiu para trazer morte mas para um objetivo (ainda que as lutas tenham se tornado um grande investimento financeiro).  Seiya prova que a amizade formada com Shiryu ali, vai além da rivalidade dos ringues - enquanto que nos ringues, só existe pressão psicológica.

Hyoga usa o "Trovão Aurora" pela primeira vez

O surgimento do Ikki de Fênix (o 10ª Cavaleiro de Bronze) termina a fase Guerra Galática agitando as estruturas. E o ritmo melhora - de uma maneira crescentemente ágil - com a fase dos Cavaleiros Negros. As lutas, pela primeira vez, saem dos estádios e circulam numa implacável perseguição pelas ruas da cidade e por fim, nas montanhas (alguém aí lembrou de Jiraya e outros?).

É nos momentos mais sensíveis, por exemplo, que descobrimos a importância da músicas nos desenhos Japoneses. E em Cavaleiros, isso transmite todo o clima de sentimento que a história quer passar. Há raros momentos de certo senso de humor (uma delas é quando Saori visita Seiya em sua estadia).

Ainda que eu tenha associado a conexão da Guerra Galática com o UFC do nosso universo, é importante também saber distinguir os ambientes. Enquanto Seiya e os outros são capazes de emanar o poder do cosmo, há também uma trama que se desencadeia para efeitos de entretenimento.

Fênix usa a suposta 'primeira versão' da armadura de Ouro

O problema dessa despretensão são alguns erros de continuidade que se passam batidos (como a cena em que Shiryu cai fora do ringue e depois é mostrado em posição diferente numa outra sequência). A animação limitada (por vezes confusa, como na cena onde mostra um buraco preto no peito de Hyoga, com o pingente de cruz, após levar o ataque fatal de Ikki) é compensada pelos caprichados efeitos visuais (como o momento em que os personagens queimam o seu cosmo). Os personagens, ainda que se apresentem como adolescentes nas fichas oficiais (entre 13 e 15 anos), mais parecem adultos (entre 18 e 19 anos) pela estatura, não tão velhos como se vê em Shurato (seu sósia), por exemplo. Apesar da excelente dublagem de todo o elenco, chega a parecer um pouco estranho a repetição de papéis quando se mostra os personagens ainda menores (com os seus 4 ou 5 anos de idade). 

Ainda que seja pra muitos, Os Cavaleiros do Zodíaco não foi o meu primeiro animê (estilo de desenho originalmente conhecido). Antes dele, com os meus 7 e 8 anos, eu acompanhava As Aventuras do Pequeno Príncipe no SBT, Doraemon e Don Drácula na Rede Manchete. Eu já estava bem encaminhado. 

Cheguei a assistir o complexo Akira em 1992, quando meu pai trouxe o VHS, o meu primeiro desenho Japonês em longa metragem. Admito que não entendi nada na época, era confuso demais pra mim, mas hoje se torna um estilo de anime que mais agrada pela temática adulta. 

Curtir Cavaleiros, com esse histórico valioso de animês nos primeiros anos da década de 90 como justificativa, era um passo. Ainda que seja violento, era uma aventura de ação com uma trama bem mais digerível em comparação a Akira. Os 5 principais personagens (Seiya, Shun..) dosam de características quase semelhantes entre si, alternando uma situação ou outra.   
Para uma primeira fase de um desenho Japonês, um desfecho recheado de momentos memoráveis e surpreendentes pra criançada da época, com conteúdos dignos de estar assistindo a um filme de Fantasia, Ação e Drama de 25 minutos a cada dia.

FICHA DOS PERSONAGENS
---Ficha dos Personagens - Parte 1sss
---Cavaleiros de Bronze---
No original: "Buronzu Seinto" (青銅聖闘士).  

(Principais)

"Seu cosmo inflamado acende a chama dos milagres do cavaleiro de Pégaso!"
Enciclopédia Daizen

Constelação: Pégaso ("Pegasus")
Kanji/ Grafia Original: 天馬星座の星矢 ("Pegasasu no Seiya")
Apelidos: "O Matador de Deuses"
Data de Aniversário: 1/12/73

Idade: 13 
Peso: 53 Kg
Altura: 1,65 cm
Tipo Sanguíneo: B
Signo: Sagitário 
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Hermes Barolli; Cassius Romero; Ulisses Bezerra  Álamo: Hermes Barolli Seyuu: Toru Furuya

Descrições: Personagem principal da série. Treinado na Grécia pela Amazona Marin de Águia. Para conseguir a Armadura de Pégaso teve que vencer Cassius que foi treinado pela Shina de Cobra. Muito sentimental e dono de uma determinação e senso de justiça fora do comum é capaz de realizar verdadeiros milagres na batalhas. Sua piedade e preocupação se estende até aos inimigos, capaz de derramar lágrimas pelo sacrifício deles e não guarda nenhum rancor de absolutamente nenhum de seus adversários.



Pela justiça e pela amizade... Um cavaleiro invencível que supera todos os obstáculos."
Enciclopédia Daizen

Constelação: Dragão ("Draco")
Kanji/ Grafia Original: 紫龍 ("Shi-"Ryuu")
Apelidos: "Dragão Roxo" ou "Dragão Púrpura"
Data de Aniversário: 4/10/72

Idade: 14
Peso: 53 Kg
Altura: 1,74 cm
Tipo Sanguíneo: A
Signo: Libra
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Sérgio Rufino (1ª voz);  Élcio Sodré (2ª voz) Álamo: Élcio Sodré Seyuu: Chiyoko Kawashima (Criança)
Hirotaka Suzuoki (1º Adulto); Takahiro Sakurai (2º Adulto)

Descrições: Treinado pelo lendário Cavaleiro Dohko de Libra (Mestre Ancião). Para conseguir a Armadura de Dragão, teve que inverter o fluxo da água da Cachoeira de Rozan. Sua armadura é uma das mais poderosas. Possui um temperamento calmo e é o mais sábio dos Cavaleiros de Bronze.



"Dance, Cisne! Leve o frio do zero absoluto sobre as suas asas."
Enciclopédia Daizen

Constelação: Cisne ("Cygnus")
Kanji/ Grafia Original: 白鳥星座の氷河
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 23/1/72

Idade: 14
Peso: 60 Kg
Altura: 1,73 cm
Tipo Sanguíneo: O
Signo: Aquário
País: Rússia 
Divindade: Atena
  
Dubladores:
 Gota Mágica:  Francisco Bretas Álamo: Francisco Bretas  Seyuu: Kōichi Hashimoto
Hiroaki Miura

Descrições: O cavaleiro do gelo, discípulo de Camus de Aquário e Cavaleiro de Cristal. Seu treinamento foi na Sibéria. Ganhou sua armadura após quebrar o paredão de gelo onde sua armadura estava.  É o mais sentimental dos Cavaleiros de bronze, possuindo uma ligação muito forte com a sua mãe. Por ser muito sentimental, Hyoga não consegue se desprender do passado, atrapalhando seu desenvolvimento nas batalhas. Só mesmo Camus de Aquário lutando com Hyoga faz com que ele se esqueça do seu passado.


Constelação: Andrômeda ("Andromeda")
Kanji/ Grafia Original: アンドロメダ星座の瞬 ("Andoromeda no Shun")
Nome Completo: Shun Amamiya
Data de Aniversário: 9/9/73

Idade: 13
Peso: 51 Kg
Altura: 1,65 cm
Tipo Sanguíneo: O
Signo: Virgem
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Ulisses Bezerra; Ézio Ramos (Ep.69)  Álamo: Ulisses Bezerra Seyuu: Ryō Horikawa; Yūta Kasuya

Descrições: Sempre foi visto como um 'bebê chorão' quando criança e sempre protegido por Ikki seu irmão mais velho. Ele foi sorteado para treinar na Ilha da Rainha Da Morte, mas esse era considerado o pior lugar para treinar, então Ikki decidiu ir em seu lugar. Obteve sua armadura de Andrômeda após ficar debaixo d`água preso em correntes e ter conseguido se soltar. É o segundo Cavaleiro de Bronze mais poderoso,  tendo o maior poder oculto dos Cavaleiros de Bronze, mas por ser muito bondoso não gosta de machucar as pessoas, sempre evitando o combate. Shun só luta quando necessário.



Constelação: Fênix ("Phoenix")
Kanji/ Grafia Original: 鳳凰星座の一輝 ("Fenikkusu no Ikki")
Nome Completo: Ikki Amamiya
Data de Aniversário: 15/8/71

Idade: 15
Peso: 62 Kg
Altura: 1,75 cm
Tipo Sanguíneo: O
Signo: Leão
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Leonardo Camilo; Marli Bortoletto (Criança - Ep.67 & 100) Álamo: Leonardo Camilo Seyuu: Hideyuki Hori; Katsuyuki Konishi

Descrições: O Cavaleiro de bronze mais poderoso. Para conseguir a Armadura de Fênix que é a mais poderosa de todas, passou por um treinamento sobre humano na Ilha da Rainha da Morte. Seu mestre dizia que para ser o mais forte, Ikki teria que odiar a tudo e a todos. A única pessoa que salvou Ikki de enlouquecer totalmente foi Esmeralda. Ganhou sua Armadura, após matar seu mestre que tinha acabado de assassinar Esmeralda que era sua própria filha. Após chorar a morte de Esmeralda e tomado pelo ódio, Ikki de Fênix reúne os Cavaleiros Negros e rouba a Armadura de Ouro de Sagitário. Foi derrotado por Seiya, Shiryu , Hyoga e Shun. Depois disto ele viu que seus conceitos estavam errados e abandonando seu passado e ódio para trás, se tornou um aliado poderoso nas batalhas.

---Cavaleiros de Bronze---
(Secundários)
Jabu
O relinchar do Unicórnio ecoa pelo céu estrelado! "
Enciclopédia Daizen

Constelação: Unicórnio ("Monoceiros")
Kanji/ Grafia Original: 角獣星座の邪武 ("Yunikōn no Jabu")
Nome Completo: Jabu Yokoshima
Data de Aniversário: 3/11/73

Idade: 13
Peso: 55 Kg
Altura: 1,65 cm
Tipo Sanguíneo: B
Signo: Escorpião
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Marcelo Campos; Fábio Moura (Ep.100)  Álamo: Marcelo Campos Seyuu: Yuuichi Meguro


Ichi

Garras venenosas que nascem e renascem! "
Enciclopédia Daizen

Constelação: Hidra ("Hydra")
Kanji/ Grafia Original: 海ヘビ星座の市
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 10/2/72

Idade: 14
Peso: 56 Kg
Altura: 1,70 cm
Tipo Sanguíneo: ?
Signo: Aquário
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Carlos Silveira; Silvio Giraldi (2ª voz); Fábio Moura (Ep. 69) Álamo: Carlos Silveira Seyuu: Masato Hirano; Masaya Onosaka

Ban

Um ardente cavaleiro com o entusiasmo de um leão "
Enciclopédia Daizen

Constelação: Leão Menor ("Leo Minor")
Kanji/ Grafia Original: 子獅子星座の蛮 ("Kojoshi Seiza Raionetto no Ban")
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 30/12/71

Idade: 15
Peso: 83 Kg
Altura: 1,81 cm
Tipo Sanguíneo: B
Signo: Capricórnio 
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Sérgio Rufino; Silvio Giraldi (pequena participação); Cassius Romero (Ep. 73) Álamo: Wellington Lima  Seyuu: Hirohiko Kakegawa


Geki

"A força bruta capaz de amassar até gigantescos ursos selvagens"
Enciclopédia Daizen

Constelação: Urso ("Ursa Major")
Kanji/ Grafia Original: ベアーの檄 ("Beā no Geki")
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 15/5/71

Idade: 15
Peso: 102 Kg
Altura: 1,88 cm
Tipo Sanguíneo: A
Signo: 
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Ronaldo Artinic; Cassius Romero (2ª voz); Silvio Giraldi (pequena participação) Álamo: Ronaldo Artinic Seyuu: Yūji Mikimoto; Kōhei Fukuhara

Nachi

" O uivo do lobo rasga os céus "
Enciclopédia Daizen

Constelação: Lobo ("Lupus")
Kanji/ Grafia Original: 狼星座の那智 ("Urufu no Nachi")
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 14/7/72 

Idade: 14
Peso: 57 Kg
Altura: 1,71 cm
Tipo Sanguíneo: AB
Signo: Câncer
País: Japão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Cassius Romero Álamo: Cassius Romero  Seyuu: Chie Satou (criança); Hideyuki Tanaka (adulto)


---Ficha dos Personagens - Parte 2sss
--Cavaleiros Negros--
Também conhecido como "Os Cavaleiros do Apocalipse". 
No original: "Ankoku Seinto" (暗黒聖闘士,).

Kenuma 


Representação: Pégaso Negro
Kanji/ Grafia Original: 暗黒ペガサス ("Ankoku Pegasasu")
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 13/7/71

Idade: 15
Peso: 58 Kg
Altura: 1,70 cm
Tipo Sanguíneo: B
Signo: Câncer
País: Israel

Dubladores: Gota Mágica: Hermes Barolli Álamo: Hermes Barolli  Seyuu: Shigeru Nakahara



Descrições: Nos mangás, seu nome é revelado como Kenuma (け沼 em uma história paralela estrelado por Shun e Ikki (Jump Gold Section 1).
Shinadekuro

Representação: Dragão Negro
Kanji/ Grafia Original: 暗黒ドラゴンの椎名デクロ 
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 10/8/71

Idade: 15
Peso: 62 Kg
Altura: 1,73 cm
Tipo Sanguíneo: A
Signo: Leão
País: Polônia

Dubladores: Gota Mágica: Élcio Sodré; Sérgio Rufino (Ep.9)  Álamo: Élcio Sodré Seyuu: Ken Yamaguchi

Jido

Representação: Cisne Negro
Kanji/ Grafia Original: 暗黒スワンの児童 ("Ankoku Suwan")
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 28/12/71

Idade: 15
Peso: 61 Kg
Altura: 1,73 cm
Tipo Sanguíneo: O
Signo: Capricórnio
País: Finlândia

Dubladores: Gota Mágica: Francisco Bretas  Álamo: Francisco Bretas Seyuu: Kazumi Tanaka

Descrições: Nos mangás, seu nome é revelado como Jido (児童)  em uma história paralela estrelado por Shun e Ikki (Jump Gold Section 1).



Representação: Andrômeda Negro
Kanji/ Grafia Original: 暗黒アンドロメダ
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 4/10/72

Idade: 14
Peso: 58 Kg
Altura: 1,70 cm
Tipo Sanguíneo: B
Signo: Libra
País: Turquia

Dubladores: Gota Mágica: Ulisses Bezerra Álamo: Ulisses Bezerra  Seyuu: Kaneto Shiozawa

Ritahoa

Representação: Fênix Negro (Líder)
Kanji/ Grafia Original: 暗黒フェニックス, ("Ankoku Fenikkusu")
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 
?
Idade: ?
Peso: ?
Altura: ?
Tipo Sanguíneo: ?
Signo: ?
País: ?

Dubladores: Gota Mágica: Leonardo Camilo Álamo: Leonardo Camilo Seyuu: Michihiro Ikemizu



Jango

O senhor de todo mal que comanda a Ilha da Rainha da Morte! "
Enciclopédia Daizen

Representação: Líder dos Cavaleiros Negros (Mangá)
Kanji/ Grafia Original: ジャンゴ
Apelidos: ?
Data de Aniversário: 
?
Idade: ?
Peso: ?
Altura: ?
Tipo Sanguíneo: ?
Signo: Leão

Dubladores: Gota Mágica: Paulo Celestino Álamo: Paulo Celestino Seyuu: Banjou Ginga


Guilty

Amor e piedade são inúteis! O ódio é a única fonte de força! "
Enciclopédia Daizen

Representação: Líder dos Cavaleiros Negros (Animê)
Kanji/ Grafia Original: ギルティー ("Girutīes")
Apelidos: "Cavaleiro do Diabo"
Data de Aniversário: 
?
Idade: ?
Peso: 91 Kg
Altura: 1,92 cm
Tipo Sanguíneo: ?
Signo: Leão
Divindade: Atena

Dubladores: Gota Mágica: Geraldo Barreto Álamo: Geraldo Barreto  Seyuu: Hidekatsu Shibata

Descrições: Tudo o que sebe é que Guilty era um cavaleiro de Atena. Segundo Esmeralda (sua filha), ele ficou maléfico após visitar o Santuário para falar com o Grande Mestre. Não se sabe qual era a sua constelação representante nem a qual nível pertenceu. Sua máscara representa o Oni, um demônio Japonês. Guilty (do inglês) significa "culpado".
(Adaptado do Saint Seiya Wikia)

* Seiyuu está relacionado aos dubladores japoneses

LISTA DE EPISÓDIOS

Guerra Galática
01. As Lendas de Uma Nova Era
02. Quando Seiya veste a armadura de Pégaso
03. Cisne, o guerreiro do gelo
04. O invencível golpe do dragão
05. A ressurreição do dragão
06. Fênix, o guerreiro que voltou do inferno

Os Cavaleiros Negros
07. A Vingança do Cavaleiro Fênix
08. À Procura da Armadura de Ouro
09. Os Cavaleiros do Apocalipse
10. O túmulo das Armaduras Sagradas
11. Seiya enfrenta o Pégaso Negro
12. As correntes da amizade
13. As façanhas explosivas
14. A derrota do espírito diabólico
15. O Segredo de Fênix
FICHA TÉCNICA
Título Original: Saint Seiya ('Seinto Seiya' 聖闘士星矢")
Título Alternativo: "Los Caballeros Del Zodiaco"
Datas de Lançamento: 1/9/1994 (TV), 2004 (DVD)
Sessão Acompanhada: DVD - 14:00 - 1/04/14 (Sábado) / 12:00 - Domingo
Gênero: Ação/ Drama (desenho)

---SOBRE---

REACENDA O SEU COSMO
 CAPÍTULO 1
_____________________

OS 
CAVALEIROS 
DO
ZODÍACO
_____________________
GUERRA GALÁTICA E OS CAVALEIROS NEGROS

Textos, Captura e Edição de Imagens (Sessão Crítica e Extras) 
--- Mestre Ryu --- 

Textos das Descrições (Ficha dos Personagens) 
--- Gigante Guerreiro Daileon --- 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...