quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

[Os Meus 20 Anos de Street Fighter II] Street Fighter II: Guia de Estratégias - Dhalsim

NESTA POSTAGEM

STREET FIGHTER II: GUIA DE ESTRATÉGIAS 
LEGENDAS
GUIA BÁSICO
UMA CELEBRAÇÃO

TUTORIAL DHALSIM
VELHOS GOLPES
NOVAS ESTRATÉGIAS
GOLPES NOVOS E MELHORES
NOVAS COMBINAÇÕES

CRÉDITOS FINAIS
STREET FIGHTER II: GUIA DE ESTRATÉGIAS
DEDICATÓRIAS



STREET FIGHTER II
 GUIA DE ESTRATÉGIAS
UMA ADAPTAÇÃO LIVRE DE MESTRE RYU DA REVISTA  "OFICIAL GAME PRO: STREET FIGHTER II: SUPER GUIA DE ESTRATÉGIAS", EDIÇÃO ESPECIAL PUBLICADA COM A REVISTA GAME POWER 18A.

A versão original da Game Pro ("Street Fighter II: Strategy Guide") foi apresentada pelo personagem repórter Slasher Quan, com auxílios de Eric Suzuki, Joel Pambld, David Winstead e James Goddard da Capcom USA.

LEGENDAS
Conheça as diferenças e novas referências dos termos encontrados nesse Guia.

SF II: Turbo = Street Fighter II: Turbo (nos Estados Unidos)

SF II: Hyper = Street Fighter II: Hyper Fighting (Originalmente no Japão)

Turbo e Hyper = Street Fighter II: Turbo e Street Fighter II: Hyper Fighting, respectivamente

Setas em sequência (Ex:  ←→ ou  ) = Movimentos com o direcional (é necessário que deslize o dedo sobre as setas indicadas)

Soma (+) = Geralmente se conecta com algum movimento de ataque (Ex: ...← + Soco ou ...→  +Chute 



UMA CELEBRAÇÃO
Foi em meados do natal de 1993 que eu obtive o meu primeiro Street Fighter. Pra falar a verdade, Street Fighter II pra mim sempre foi o primeiro até me questionar o motivo do número 2 em romano. Graças ao meu pai, adquiri um cartucho do Street Fighter II: Special Champion Edition. Eu estava no quarto, bem próximo da TV e do vídeo cassete que estava ali do meu lado esquerdo, foi uma cena icônica pra mim, ao receber o jogo com a maior surpresa.

Pra falar a verdade, eu sequer sabia o que era jogo de luta. Pra mim, era um jogo de passar de fase assim como outros que havia jogado naqueles meus primeiros 13 meses de Mega Drive e de verdadeiro vício por videogames. Ao colocar o cartucho no videogame (naquela época era o meu pai quem fazia isso por mim e pela minha irmã) fiquei surpreso e ao mesmo tempo sentindo estranho (coisas que eu prometo contar em algum futuro Dedo No Joystick do jogo). Demorou um pouco  pra me acostumar a jogar de verdade, mas o mais curioso é que o meu primeiro personagem que passei a jogar foi justamente um dos mais técnicos e mais difíceis de se jogar: Dhalsim. Justamente por sua mobilidade, em lançar golpes com socos e chutes a longa distância. Mas logo notei que o jogo era muito mais complexo do que eu imaginava - já que Dhalsim tem que lidar com Hadoukens, Shoryukens e demais golpes que podem cortar o seu barato. é preciso utilizá-lo sabiamente. 

Esta postagem inicia uma série de Guias (à pedidos dos leitores que me acompanharam no Dedo o Joystick: Street Fighter - The World Warrior de Super Nintendo, desde a sua primeira publicação em 2008 em fóruns) concentrando em cada um dos 12 personagens das versões Special Champion Edition (Mega Drive) e Turbo (SNES) servindo também para a versão de Fliperamas (SF II: Turbo, nos E.U.A. e SF II: Hyper, no Japão) e conversões para os videogames das gerações mais atuais. Este é um tutorial adaptado e com atualizações - incluindo textos e características publicadas originalmente na revista Game Pro e traduzidas no Brasil pela Game Power - como uma forma de manter a notalgia e também melhorar ainda mais o excelente conteúdo. 

Todo esse esforço, meu caro leitor, é pra fazer com que você volte a jogar Street Fighter II. E espero que essas postagens o ajudem. 

Atenciosamente,
Mestre Ryu
TUTORIAL DHALSIM

NOVO PERFIL
Dhalsim apenas exibia uma magreza esquelética no primeiro Street II. Então seu novo golpe, Yoga Teleport, significa um acréscimo precioso ao seu arsenal. Tornou-se um personagem mais equilibrado, porém depende muito de sua habilidade. Teleportar-se é muito mais fácil nos controles de Arcade que no Joystick do SNES. 
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VELHOS 
GOLPES

" ARREMESSO "

← ou  + Soco Forte (de perto)

" YOGA FIRE "

 ← + Qualquer Soco 

" YOGA FLAME "

 ↓ + Qualquer Soco 

" RASTEIRA "

 ↓ + Qualquer Chute 


Nota: O comando vira Chute Médio agachado, de perto,  com alguns passos de distância ou próximo do adversário.

" CABEÇADA DUPLA "

 Aproxime-se e aperte Soco Forte 

" CROQUE "
← ou  + Soco Médio (de perto)
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NOVAS 
ESTRATÉGIAS

" DÊ SUMIÇO E FUJA DAS MAGIAS 
(TURBO E HYPER)
Quando o inimigo lançar uma magia, teleporte-se e reapareça atrás dele. Agora é só arremessá-lo. Eficiente contra Ryu e Ken.

" BASTA UM SOQUINHO " 
Não se apavore caso o inimigo voar em sua direção. Espere sua aproximação e desfira um Soco Fraco. Pronto, acabou o impeto do otário. 

" ARREMESSE O PARADÃO "
(TURBO E HYPER)

Numa distância de tela inteira use o Yoga Fire. Se o inimigo defender, teleporte-se para trás dele e arremesse-o para longe. O inimigo não reage porque está paralisado pelo próprio movimento de defesa. 


" BATA E SUMA "
(TURBO E HYPER)
1) O teleporte é muito mais do que um simples movimento defensivo. Se você estiver perto do inimigo e ele soltar uma magia, use a rasteira ou soco em pé. 

2) Durante esses ataques execute o comando para desaparecer. Assim você some antes de receber o contragolpe. 

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GOLPES  NOVOS
 E MELHORES

" TORPEDO INSTANTÂNEO "
Durante o salto acione  + Soco Forte

" CHUTE PARAFUSO "

Durante o salto acione  + Chute Forte


" YOGA TELEPORT "
(TURBO E HYPER)

Dhalsim pode desaparecer e reaparecer em quatro posições diferentes em relação ao inimigo. Isso é determinado pelo comando que você usar e quais botões de Soco ou Chute empregados. Veja abaixo como funciona:

1) --> " APAREÇA NA FRENTE DO ADVERSÁRIO "  

Longe:  ←↙ + 3 Chutes

Perto:  ←↙ + 3 Socos 

 " APAREÇA ATRÁS DO OPONENTE "  --> 2)  
 Perto: ↘ + 3 Socos 

 Longe: ↘ + 3 Chutes 

Nota: Se não Houver espaço na tela, atrás do adversário, Dhalsim reaparecerá no limite da tela, o que é perigoso se o adversário estiver atento. 
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NOVAS 
COMBINAÇÕES

" DOIS EM UM TOSTEX "
1) Aproxime-se, agache-se e desfira um Soco Fraco ou Chute Médio. De imediato acione o comando de Yoga Fire ou Yoga Flame

2) Complete o golpe para uma combinação quente

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NOVOS
PONTOS FRACOS

" APAGUE O FOGO "
Ryu e Ken agora podem usar a giratória para sobrevoar o Yoga Fire de Dhalsim. E, de quebra, são capazes de causar estragos

" BRAÇOS E PERNAS VULNERÁVEIS "
Dhalsim era considerado o rei da apelação por causa da tática Yoga Fire - Chute. 
Agora o fabricante acabou com a palhaçada tornando a tática vulnerável ao Soco Fraco

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CRÉDITOS FINAIS

FICHA TÉCNICA

Títulos Originais
Street Fighter II: Strategy Guide (Revista Game Pro)
Street Fighter II Super Guia de Estratégias (Revista Game Power)
Street Fighter II: Guia de Estratégias (Blog Oficial Santuário do Mestre Ryu)

Título Alternativo: 
Street Fighter II: Guia de Estratégias de Mestre Ryu - Dhalsim (Pré-lançamento)

Datas de Lançamento:  
Dezembro de 1993 (Revista Game Power & Game Pro); Dezembro de 2013 (republicação por Mestre Ryu) 

Adaptação, Edição de Imagens, Vídeo Demonstrativo & Atualizações:
Mestre Ryu 

Dedicatórias
Mamãe participou do vídeo demonstrativo como Guile e Balrog

Dedico este trabalho ao meu pai. Foi graças ao presente dele que pude conhecer Street Fighter. Foi nesse mesmo período, após ganhar o cartucho Street Fighter II: Special Champion Edition, que eu ganhei o Street Fighter II: Super Guia de Estratégias, originalmente lançada com a revista Game Power 18A - por algum motivo eu não recebi a revista junto, mas esse material é um benção e por pouco ela não foi jogada fora durante uma de nossas mudanças - o que me deixaria muito deprimido (sem essa revista, esse trabalho não faria sentido algum). Vida longa às lembranças da década de 90.

Muito obrigado pela sua leitura!



1993 ©GAME PRO; GAME POWER
2008, 2013 ©SANTUÁRIO DO MESTRE RYU; PUBLICADO POR MESTRE RYU
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