quarta-feira, 19 de setembro de 2012

[Santuário: Conectado - Caso Dedo No Joystick] Alguns Pontos A Alinhar

SANTUÁRIO: CONECTADO
CASO DEDO NO JOYSTICK

ALGUNS PONTOS A ALINHAR

APÓS UM TEMPO DE TEMPESTADE.. VEM O SOL


 Bem, acompanhantes do Santuário. Interrompi mais uma vez essa programação normal devido o ocorrido com o nosso canal Dedo No Joystick. Certos posts também tiveram que ser adiados, como a Sessão Crítica - Resident Evil 5: Retribuição.

 Como vocês puderam ver, o post anterior foi bem fervoroso e não poupei palavras como uma forma de fazer fumaça. Essa postagem é para deixar ciente a todos os acompanhantes sobre os resultados do ocorrido. O processo parece estar quase resolvido.

E desta vez será dado os nomes aos bois. 

Apesar de todos os problemas, antes de começar a responder o caso, eu queria dizer que eu sempre admirei esse cara desde que encontrei seu blog por um acaso entre a Blogsfera. E mesmo muito antes de chegar a nos falar, ele já citava  o nosso Santuário entre os recomendados ao lado de grandes outros blogs como Gagá Games e Blog do Amer. Primeiramente dou graças a Deus por ter admiradores  que também nos recomendam mundo afora sem ter nenhum contato com a nossa equipe (e é por isso que temos uma seção ao lado especialmente pra isso, linkando os projetos o qual agradecemos por nos indicar espontâneamente). Me sinto bastante lisonjeado e agradecido, sinceramente.

Geovane é o nosso amigo e parceiro que passou a utilizar o nome do nosso canal de videogames como uma coluna do famoso JBox - site o qual ele agora faz parte do equipe. Talvez eu terei de dar um 0x1 para a minha amiga Bia Chun-Li que referiu o caso como um suposto ato de ingenuidade da pessoa. 

 O problema desta questão é que recebi a notícia logo já se espalhando como plágio. E toda a evidência parecia realmente. Eu fiquei chocado e tenso. Parecia um pesado ato de Bullying contra nós, véio!

Eu me vi de uma forma do tipo: - Não sei o que fizemos para merecer isso. Fora a pressão que tive para poder me manifestar quanto ao evento. Pois bem, algumas pontas soltas foram alinhadas.

Nas seções que levam o título da nossa coluna, o Kyo fez introduções bem estilo ao trabalho do André Breder - embora bem mais pessoal  - e sem citar a minha autoria (meu nick: Mestre Ryu ou Mestre Ryu Kanzuki) e o nosso endereço (http://santuariodomestreryu.blogspot.com).  E isso me deixou muito irritado de verdade. A pressão, o choque e a tensão me levaram a loucura da raiva (não é atoa que me chamo de Hulk).

Sim, eu tentei entrar em contato com o Sr. Geovane sobre o processo via Facebook (como a foto acima). Aguardei 1 dia e tentei novo contato, mas não tive resposta. E mesmo assim, tava lá o danado atualizando o Facebook. Isso tudo foi entre os dias 10 e 11 de Setembro. Bem..isso me deixa muito irritado quando não me respondem algo urgente. 

(Não me culpo, o problema é que o Facebook não sabe contar. Virou Orkut.) 

O Kyo, no post em seu blog, afirmou que havia entrado em contato comigo via Twitter. Tentou comaprtilhar o link no Facebook mas não conseguiu e deixou por isso mesmo...

Ele fica mais no Twitter e eu fico mais no Facebook. Logo, foi quase impossível ter ficado ciente. Por enquanto, é apenas eu tendo que me responsabilizar a acompanhar todos os contatos e mídias sociais envolvendo o Santuário. Quando eu abri o Twitter pela última vez, vi muitos e muitos links com RTs e indicações de matérias da blogsfera , mas o dele (informando de sua estréia no JBox com o nosso título em homenagem) EU NÃO VI (Aff!).

Sendo que eu apenas vi o recado (afogado entre tantos) depois que ele esclareceu em seu post - citando o Twitario (o histórico onde fica todas as mensagens do Twitter me mencionando). E fuçando eu encontrei.

Levando tudo isso em consideração, constato que tivemos aí um problema: COMUNICAÇÃO.

O pior de tudo é que eu não encontrei esse tal post antes e tentei um contato via Facebook. 
Após todo um desesperado comunicado, tentei meu último recurso antes de iniciar um processo. Enviei um E-Mail ao próprio JBox.  um dos administradores atendeu gentilmente a solicitação e avisou ao Geovane foi bem generoso desta vez e nos correspondeu através de um post no Blog do Kyo - seu blog de origem - contando desde sua história de vida à sua versão sobre o caso.


E como muitos podem ver, sempre ajudei e apoiei a divulgação de muitos projetos externos (como outros sites, blogs e etc). Tanto é que permito a utilização de links e outras informações que promovam outros trabalhos não associados ao nosso Santuário - mesmo não tendo parcerias conosco ainda - no grupo de Bate-Papo do Facebook.  É uma coisa que normalmente muitos outros provávelmente não aceitariam. 

Kyo, você foi um bom garoto ao descrever esse post em seu blog. Fico feliz por saber que você me considera tanto.. mas não entendi o motivo de você não ter citado nem a mim e nem o nosso endereço  (http://santuariodomestreryu.blogspot.com) . Como eu disse, o Santuário aceita cópias para outros projetos desde que citada o autor e a fonte. A exemplo do Yurian que traduziu uma das minhas postagens da série  Street Fighter II 20 Anos para o idioma Argentino em seu blog (http://www.rainbow-mika.blogspot.com).

Daí eu leio que tudo isso não passava de uma homenagem sua. Imagina se eu tivesse que homenageá-lo em um grande site e não citar nem sequer seu nome e nem o endereço do seu blog? Como você se sentiria?

Eu, por exemplo, admito que assisti Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros em sua homenagem após ser movido por algumas referências que encontrei em seu Facebook. Se eu não dissesse isso agora, você nem saberia, certamente. E só estou dizendo isso para que certas pessoas queridas possam ver que eu penso nelas quando elas menos esperam, mesmo não parecendo. 

Foi necessário esse puxão de orelha. Embora pesado, admito. Mas eu precisava de tudo esclarecido. 

Só que eu considero o caso QUASE resolvido pois o nome ainda possui vestígios sem citar a mim e o nosso endereço  (http://santuariodomestreryu.blogspot.com) . Ao buscar no Google, o endereço ainda consta como Dedo no Joystick. Segue:


Então, peço ao Kyo e ao Jbox que se quiserem manter o nome Dedo No Joystick que citem a mim e ao endereço (http://santuariodomestreryu.blogspot.com.br) por gentileza, pessoal. Pois isso também acaba atrapalhando a visualização dos nossos links em sites de busca.

E mesmo o título sendo mudado apenas para Joystick, indiretamente remete à nossa criação. Não estou proibindo ninguém de usar mas peço que citem a fonte em todos os posts de introdução para que não ocorra esses escândalos e pressões. E evitar leitores achando que vocês plagiam a nós ou então haver até casos de gente achando que nós estamos plagiando a minha própria autoria (como quase já ocorreu).
Sendo assim, também evita cópias não autorizadas de outras pessoas ou grupos mal intencionados.

Caso não tenham tempo para construir um pequeno texto nas introduções, eu poderia sugerir ao Kyo que ele (ou alguém do JBox) pudesse acrescentar algo assim:

Sugestão#1: O nome desta coluna é uma homenagem ao Mestre Ryu Kanzuki (http://santuariodomestreryu.blogspot.com.br
Sugestão#2: O nome desta coluna é uma homenagem ao meu amigo Arildo Mestre Ryu (http://santuariodomestreryu.blogspot.com.br)

(Ou de qualquer outra forma que vocês acharem melhor.) 

Desculpem ser tão exigente e ríspido, mas é preciso. Do contrário,  vira uma bagunça do estilo corrimão - todo mundo passa a mão - se é que vocês me entendem.

Reitero:  Então, nada mais como uma forma de respeitar o nosso conteúdo e também o trabalho não só meu como também os nossos Guerreiros que varam às vezes 1 fim de semana só pra terminar uma matéria ou uma crítica (meu caso também).

E assim como vocês, também temos uma vida fora da internet e também não queremos mais dor de cabeça. Eu ainda tive que escrever esse post ao poucos durante a semana, pelo meu pouco tempo que acaba restando. Chego em casa com a cabeça processando já em câmera lenta pra escrever, bem cansado, embora consiga fazer algumas coisas, sem toda a liberdade e educação para escrever. Se você não está físicamente ou mentalmente bem não adianta forçar porque aí vem a fadiga.  

Kyo, sempre te considerei muito amigo e muito parceiro pelos seus feitos e pela sua ajuda, só que esse caso acabou comprometendo a minha confiança em você.  Outro desses motivos, embora você já tenha esclarecido tudo, foi esse tal de Anônimo postando entre os comentários no post anterior. Então, gostaria que você esclarecesse isso também quando pudesse.  

Pra fechar esta postagem, eu devo agradecer primeiramente a Deus por me apoiar sempre e por eu ter como presente de vida os meus amigos e parceiros que realmente se comprometeram e se uniram me apoiando muito nesse momento em vários cantos (me ofereceram muita ajuda calorosa:  mensagens por SMS, se propuseram a sugerir criação de matérias referente o caso em seus próprios sites e ajuda quanto a processos judiciais).

Sei que é pouco mas, vocês sim são verdeiros Guerreiros de Ouro e:

AMO TODOS VOCÊS!!
Peço desculpas por qualquer transtorno que eu tenha lhes causado. Sei que quando eu estiver passando por um outro problema como esse (ou pior) eu posso contar com vocês.

PODEM CONTAR COMIGO TAMBÉM !!

(E este Santuário vive por todos)

Este post é também uma resposta ao AVISO: Dois tópicos importantes (OFF-TOPIC) (Blog do Kyo)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...