domingo, 27 de maio de 2012

[Sessão Crítica] MIB³ - Homens de Preto 3 3D Legendado ((Primeiras Impressões))

NESTA POSTAGEM 
SESSÃO CRÍTICA
MIB³ - HOMENS DE PRETO 3

EXTRAS
NASCIMENTO
OUTRAS ADAPTAÇÕES
NOS VIDEOGAMES
VIDEOCLIPE
FICHA TÉCNICA



SESSÃO CRÍTICA
MIB³ - HOMENS DE PRETO 3
DE VOLTA DE PRETO
Devido a alguns afazeres pessoais acabei pegando a sessão com alguns minutos de atraso (a sessão era 20:00 e devo ter entrado às 20:10 logo na sequência em que o vilão Boris está saindo da prisão na lua). Mesmo assim, percebo claramente que este consegue resgatar muito da seriedade perdida no filme anterior, há aqui mais emoção e um clima um pouco mais sombrio. E as piadas bobas que também não ficam de fora, muitas delas são risadas garantidas - ainda mais com Will Smith, na pele de J. K parece bem mais durão que de costume e é muito bem representado por Josh Brolin, que não só imita perfeitamente Tommy Lee Jones como também mostra tamanha flexibilidade em alguns momentos de ação. 

Aproveitaram bem todo esse tempo de fama já dominado pelos personagens, desde o sucesso do primeiro filme em 1997, o companheirismo entre J e K é melhor explorada aqui (até mesmo o lado social de J) de uma forma até bem mais profunda e humana. Pitadas de emoção e algum suspense aumentam o nível.

Como muitos de nós sabemos, há fantásticos filmes por aí sobre viagens no tempo, essas histórias cativam mais ainda quando o contraste entre épocas é explorado. Ingredientes como ação e ficção deitam e rolam nos certos momentos que pedem humor (aproveitando também para Will Smith cair de malha nas sacadas preparadas para o seu personagem).  Os momentos menos inspiradores talvez ficam com a sequência do baile anos 60 com E.T.s, aonde Andy Wandol (Bill Harder) aparece, e alguns momentos com Griffin (Michael Sthulbarg) e acaba sendo uma tremenda coincidência quando em uma das cenas J (Will Smith) até pede para o coitado ficar quieto, pontos que infelizmente diminuem  bastante o rítimo da trama. 

Ficou de fora uma certa cena do trailer (onde J argumenta com um desenho animado) sequência até esquisita para o estilo do filme - que apesar de ser uma elegante paródia às histórias de investigação alienígena - extrapolava os limites de seu universo. Spoiler do M.I.B. (se quiser liberar esse segredo confidêncial é só passar o mouse no espaço em branco até o ponto preto) Outra coisa é o encontro entre o jovem  e o velho K não ocorre - como o poster sugere - uma pena nesse caso.

Por trás da produção de Homens de Preto 3 há uma equipe de peso vindo dos filmes anteriores, Barry Sonnefeld (Homens de Preto) na direção, Ethan Cohen (do premiado Fargo: Uma Comédia de Erros) no roteiro e Steven Spielberg (dispensa apresentações ou queria mais?) como Produtor Excecutivo. Fizeram jus aos seus nomes e trouxeram uma divertida sequência a ponto de esquecer o segundo e fraco episódio. Na composição, Danny Elfman afina na mixagem do tema principal trazendo um climão anos 60, respeitando a fidelidade da trama.

Na conversão para o 3D, há uma curiosidade: Os créditos (com fundo preto) também foram convertidos (caso raro). 

NASCIMENTO
Originalmente, a franquia cinematográfica Homens de Preto foi inspirada numa obscura série de histórias em quadrinhos publicada pela Malibu Comics (Street Fighter e Furão) que posteriormente se fundiu a Marvel Comics. 
The Men In Black (O Homem de Preto) teve um total de 3 volumes (em Janeiro e Março de 1990 e depois em Maio e Julho de 1991) depois voltou a ser publicado em 1997 com um prelúdio, uma sequência e uma adaptação oficial do filme. A história foi escrita e criada por Lowell Cunningham que também ajudou no roteiro dos filmes. 

OUTRAS ADAPTAÇÕES 
 Men In Black: The Series: A série animada dos Homens de Preto começou a dar suas caras no Brasil através do canal pago Cartoon Network, entre 1998 e 2003. Foi exibido também pela TV Globo na atração Festival de Desenhos. A série originalmente foi ao ar entre 11 de Outubro de 1997 a 30 de Junho de 2001 na rede ABC dos E.U.A., ao todo foram 4 temporadas num total de 53 episódios. Na dublagem Brasileira, J era apelidado como Esperto.

NOS VIDEOGAMES
Men In Black: The Game: Acima, uma demonstração do primeiro jogo adaptado do primeiro filme para PCs. Começa com situações diferentes do filme e ainda um climão mais sério logo de início. O jogo foi produzido pela Southpeak Interactive e lançado no mesmo ano do filme.

VIDEOCLIPES
Homens de Preto - Men In Black: tema da trilha sonora do primeiro filme que também ajudou a impulsionar a carreira musical de rapper de Will Smith.

Homens de Preto II - Black Suits Coming: Will Smith mais uma vez arrebentando nesta canção do segundo filme.

Homens de Preto 3 - Back In Time: a versão do cantor Pitbull é uma atualização com mistos de hip hop e dance de um grande sucesso de 1956, Love is Strange (Mickey & Sylvia)*, para a trilha sonora
*A música original também está composta na trilha sonora de um grande sucesso dos anos 80, Dirty Dancing: Em Ritmo Quente.

GALERIA DO FILME





FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: MIB³
GÊNERO: AVENTURA
SESSÃO ACOMPANHADA: 26/05/2012 (SABADO) UCI KINOPLEX NORTE SHOPPING 20:00
CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS
DURAÇÃO: 103 MINUTOS
DIREÇÃO: BARRY SONNENFELD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...