domingo, 5 de fevereiro de 2012

[Sonic The Hedgehog: 20ª Aniversário (1991+1992) - Zona Prelúdio] Pense Rápido: A Mitologia Sonic

NESTA POSTAGEM
PENSE RÁPIDO
A MITOLOGIA SONIC

AS ORIGENS DE SONIC 
DE ONDE VEM?

PERCORRENDO OS CAMINHOS DO MASCOTE AZUL
O DIA DO SONIC (AÇÃO DE GRAÇAS)
SONIC NA FÓRMULA 1 ( O GRANDE PRÊMIO EUROPEU)


TEORIAS SUPERSÔNICAS
OURIÇO OU PORCO ESPINHO: QUE ESPÉCIE É O SONIC AFINAL?
POR QUE O SONIC BALANÇA AQUELE DEDO

PENSE RÁPIDO
A MITOLOGIA SONIC
Acima você confere uma arte comercial do Brasileiro Claudson Rocha, vinculada para propagandas da Tec Toy, geralmente vista em revistas como Ação Games em sua época de lançamento. Foi também patrocinada pela agência Fox.

AS ORIGENS DE SONIC
DE ONDE VEM?

Da esquerda para a direita: Yuji Naka (produtor) e Naoto Oshima (ilustrador)

Rascunhos



A primeira aparição de Sonic veio em Rad Mobile, jogo de Arcade da SEGA lançado em 1991 o mesmo ano do primeiro jogo do azulão. Este era na verdade uma referência ao futuro grande mascote da SEGA. Um boneco do Sonic pode ser visto pendurado no retrovisor do carro.
Vídeo do jogo abaixo:



O visual do vilão Dr. Robotnik foi inspirado no 25ª presidente Americano, Theodore Roosevelt.
Agora compare:

Além de ser um apaixonado assumido por carros velozes, Yuji Naka tinha um porsche azul. Isso estabeleceu
duas grandes características que você poderá reconhecer Sonic de cara: 1ª ele é azul e 2ª ele é veloz.


Na ciência foi criada uma molécula denominada SHH (Sonic Hedgehog) que provém de animal. Essa proteina pode ser evitada pela macromolécula Robotnikinin. Só faltou a fórmula ser azul e a outra vermelha, não é?

Sonic originalmente se chamaria Mr. Needlemouse*.
*Needlemouse é um termo Japonês de Hedgehog.

PERCORRENDO OS CAMINHOS 
DO MASCOTE AZUL
O DIA DO SONIC
(AÇÃO DE GRAÇAS)



O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado pelos Estadunidenses e Canadenses como uma forma de agradecer a Deus pelos bons acontecimentos do ano. O primeiro a celebrar é o Canadá - 4ª Quinta feira de Outubro - e depois os E.U.A. - 2ª Segunda-Feira de Novembro. 
O Evento é  também marcado pelo evento Parada de Macy's  - surgiu em 1924 - aonde pode ser visto grandes balões homenageando personagens famosos sobrevoando as ruas da cidade. Já passaram por ali, Bart Simpson, Snoopy, Homem-Aranha e Ronald McDonald. Uma das primeiras aparições de Sonic na parada Macy's foi durante o ano de 1993 - um grande ano para o azulão - Sonic ganhou simultâneamente 3 jogos de lançamento no Natal daquele ano, eram eles: Sonic Chaos (Master System), Sonic Spinball (Mega Drive) e Sonic The Hedgehog CD (Sega CD). Certamente, os pequenos fãs de Sonic fizeram a festa e sapatearam para pedir ao pai de presente um jogo para o seu sistema.

SONIC NA FÓRMULA 1
(O GRANDE PRÊMIO EUROPEU )
Originalmente conhecido como SEGA European Grand Prix, o grande prêmio Europeu de Fórmula 1 aconteceu em 1993 com o patrocínio da SEGA em Donington Park. E marca como a primeira das maiores voltas de Ayrton Senna na Fórmula 1. Rubens Barrichelo também teve um grande desempenho em pista molhada. O local, inicialmente usado para corridas de moto, teve o primeiro  e único evento de Fórmula 1 até hoje.
Assim como Michael Jackson, em 1990, o eterno Ayrton Senna foi mais um grande nome famoso  convocado e muito bem apostado pela SEGA. Ele ajudou no conceito de criação do Ayrton Senna's Super Monaco GP 1 e 2 e fez parte de eventos da fabricante para promover o jogo.

TEORIAS SUPERSÔNICAS
OURIÇO OU PORCO ESPINHO: QUE ESPÉCIE É O SONIC AFINAL?
Seria Sonic um Porco-Espinho ou um Ouriço? Por um período chegamos a conhecer Sonic como um Porco- Espinho (graças as descrições da Tec Toy) e posteriormente fora revelado que ele na verdade era um ouriço. Na verdade, Sonic me parece ser uma mistura dos dois. Os longos espinhos do Porco-Espinho é mais parecido com o Sonic mas os costumes da espécie e aparência de rosto são mais parecidos com o de um ouriço*veja mais adiante em notas de enciclopédia. Um porco-espinho pode soltar seus espinhos e já um ouriço não perde seus espinhos e também não são venenosos. Está aí algumas das diferenças científicas entre um Ouriço e um Porco-Espinho.
Um cachorro atacado por um porco espinho. - Ôh, coitado! Foi mecher com quem não devia. Feio!
Este é um Ouriço que chegou a ser mostrado em uma das edições da revista Ação Games e do jornal O Povo (acima).  É considerado raríssmo de se encontrar no Brasil. Se for notar na foto, ele está bem parecido com um ratinho. 
O clone metálico de Sonic que surge no final de Sonic 2, tecnicamente, é mais parecido com um Porco Espinho. Seus espinhos se soltam. Agradecimentos a Grim pelo foto.


Sonic também pode ser visto soltando espinhos no jogo cancelado ABC Cartoon's Sonic The Hedgehog ABC Cartoon (vídeo acima, imagem do ataque abaixo)

Leões contra Porco-Espinho: Quem venceria?
(Vídeo interessante do canal National Geographic abaixo)


Porco-Espinho filmado no escuro
(Hystrix Cristata)


Filmaram um Ouriço no quintal de casa
(Uma pessoa de Portugual gravou um ouriço em seu quintal em 2009 após anos sem ver um. Belo vídeo!)


Mais um vídeo de Ouriço e outros animais.
(Ultra Kawaii)

Dá série 101 Pets 
(Hedgehogs)

Observando um Hemiechinus Auritus

*Notas de Enciclopédia
 Os Ouriços pertencem a família Erinaceidae, de mamíferos insentívoros da ordem Erinaceomorpha. Tais animais possuem o dorso coberto por espinhos curtos e lisos e as partes inferiores por pêlos. São animais que se alimentam de insetos, caracóis lesmas e de vegetais (em fontes oficiais, a comida favorita de Sonic é cachorro quente). São animais que mudaram pouco nos 15 milhões de anos e se adaptara m a vida noturna. Dentre seus mecanismos de defesa, eles possuem camuflagem e quando se sentem ameaçados se enrolam numa bola coberta de espinhos expondo apenas a face. Os seus predadores costumam ser corujas e furões. Há no mundo um total de 16 espécies encontrados em partes da Europa, Ásia, África e Nova Zelândia. Em Portugual e Galiza, o ouriço-terrestre  (Erinaceus Europaeus) é entendida pela população como sendo um Porco-Espinho, sem a distinção científica - além de receber os nomes de ouriço, ouriço-cacho, ouriço-cacheiro ou rescacheiro.
O ouriço branco da foto é mais conhecido como Hedgehog (assim como Sonic), o animal tem preço acessível e baixo custo de cuidado por ser muito independente. Esta espécie vem da África. Atualmente é o Ouriço mais conhecido da mídia, graças ao personagem dos videogames.
Hemiechinus Auritus (mais conhecidos com o termo inglês Long-Eared Hedgehog) são de espécie Asiática. Fotos tiradas de Leningrad Zoo. As longas orelhas lembram as do Sonic.

O Porco-Espinho (Hystrix Cristata), além dos longos espinhos venenosos é também um roedor. Na Europa, ele se limita ao sul da penísula Italiana (Sicília e Nápoles), onde foram introduzidos pelos Romanos partindo da África. 

POR QUE O SONIC BALANÇA AQUELE DEDO?

Pode ser que hoje, com a geração Grand Thief Auto, aonde os vilões acabaram se tornando a bola de vez, Sonic seja visto apenas como um herói para crianças. Uma visão equivocada se levar em consideração tudo que esse personagem e o seu universo podem representar como uma possível reconstrução dos anos 90 e do que está vindo após a ele. Vale lembrar que Sonic não é mal mas foge dos padrões de herói (assim como o bigodudo da Nintendo). Sonic está mais próximo daquilo que podemos categorizar como um anti-herói. 
Enquanto Mario Bros. era o mascote das moedas de ouro da Nintendo, Sonic era o mascote das esmeraldas do Caos da SEGA.

Alex Kidd nunca mais outra vez.

Em um mundo cada vez mais habituado com a informação rápida - filosóficamente falando - Sonic foi uma previsão desse futuro. Um personagem jovem, invocado e veloz - como a conexão da internet. Isso sem contar que ele é azul, e azul é a cor do consumo, segundo a teoria das cores. Sonic uniu grandes características do nosso mundo, conquistou uma nova geração e se tornou um páreo duro para o icônico Mario que encantou crianças pulando sobre inimigos em seu País das Maravilhas eletrônico de um agitado e versátil anos 80 também entretido por He-Man e Caverna do Dragão.
Sonic com uma banda? Quem diria. Essa idéia rejeitada talvez explique o motivo de Sonic ter se tornado um cara tão radical em Sonic Adventure. O jogo que definiu o seu novo visual – tendo uma profissão de DJ, praticante de esportes radicais e olhos verdes.

 Vale lembrar também que Sonic chega a dançar break em um dos seus comerciais de lançamento. A SEGA, desde o começo, queria tornar Sonic um herói para a juventude dos anos 90. Os seus espetos fazem referência direta aos garotos com este estilo de corte meio punk.  A questão não era só o estilo de Sonic, o conceito dos cenários também era focado em sua audiência. Os itens eram vistos em computadores e os cenários, futuristas, ao melhor estilo do filme Blade Runner*. Visões de uma sociedade muito mais focada em tecnologia e consumo (Sonic é azul, a cor do consumo, segundo a teoria das cores).

*É importante lembrar que Blade Runner: O Caçador de Andróides era um filme que foi ignorado em sua época de lançamento mas passou a ser melhor aceito por crítica e público apenas em 1992, quando foi lançado a versão do diretor (sem as falas em off). Foi nesse período que também predominou o estilo Cyberpunk - um gênero de fantasia e ficção científica com um ambiente mais sombrio e mais urbano. O filme Metropolis (1927) trouxe alguns conceitos exemplares vistos em Blade Runner, como os carros voadores. Mas isso fica em uma Zona de uma outra história.
Outra idéia descartada foi a introdução de Madonna como o interesse romântico do protagonista. Cogita-se que a decisão de retirar a referência a cantora Megastar, era uma saída que os Japoneses encontraram para aproximar o novo mascote azul às crianças. Uma das provas que Sonic nunca foi um tipo de personagem feito para ser direcionado aos baixinhos. Sonic era (e continua sendo) para os jovens.  Apesar de Mario ter seu conceito de anti-herói bastante inspirador, o público alvo da Nintendo estava mais direcionado à família enquanto a SEGA aos adolescentes da Geração X.
Em um mundo cada vez mais habituado com a informação rápida - filosóficamente falando - Sonic foi uma previsão desse futuro. Um personagem jovem, invocado e veloz - como a conexão da internet.  Ele pode correr e deixar seus amigos e inimigos engolindo poeira. Um Papaléguas* dos videogames.

*As Aventuras de Sonic The Hedgehog, série Americana da ABC de 1993, tenta mostrar algo dessa relação agitada do personagem.


Se Sonic fosse humano, ele seria um bom garoto, que é amigo dos animais enquanto os defende aderindo a pose de Bad Boy - aquilo que você o vê fazendo logo na tela de abertura de seu primeiro jogo - balançar o dedo - é a representação desse seu estilo de personalidade. Sonic é um Bad Boy Poser, algo que o torna radicalmente legal e representa o pensamento individual e criativo dos novos jovens adolescentes despertando naquele momento.

Sonic The Hedgehog 20ªAniversário
(1991 + 1992)
2012 ©Mestre Ryu (edição de imagens, textos e adaptações).
___SONIC THE HEDGEHOG 20 ANOS: PERCURSOS___
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...