sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

[Sessão Crítica] A Bela e a Fera: Edição Especial 3D - Dublado

NESTA POSTAGEM 
SESSÃO CRÍTICA
A BELA E A FERA: EDIÇÃO ESPECIAL 3D

ERA UMA VEZ..EXTRAS
NOTAS SOBRE A SESSÃO 3D
PIONEIRO NO OSCAR
ORIGEM
NOS VIDEOGAMES
FICHA TÉCNICA


SESSÃO CRÍTICA
A BELA E A FERA: EDIÇÃO ESPECIAL 3D

FELIZES PARA SEMPRE UM POUCO DIFERENTE
              
Há muito tempo que eu queria falar um pouco mais sobre relacionamentos e aparência aqui no Santuário e parece que assistir novamente este grande clássico Disney finalmente me deu chance para falar sobre algumas coisas.  

Este é o segundo dos grandes longas metragens em animação da era de ouro da Disney entre o fim dos anos 80 e meados de 90 - Precedido por A Pequena Sereia (1989). A Bela e a Fera toca em um assunto que vejo muito pouco apresentado em filmes, principalmente Hollywoodianos: a questão da aparência.

É possível encontrar a beleza por trás da feiura? É uma abordagem corajosa em mundo dominado pela mídia - a mãe que conduz o padrão de beleza para a sociedade. Você pode se apaixonar por uma capa de revista, mas nem sempre aquela pessoa pode atender a todas as qualidades que a aparência ideal demonstra para satisfazer os olhos e a imaginação, gerando um sentimento de desejo pelo que vê. Muitos de nós vivemos numa fantasia acreditando na perfeição.

Na história, Bela, a mocinha, não é o tipo de princesa da Disney atrás de um grande amor (como naqueles enredos batidos de novela) muito pelo contrário, é uma garota em busca de aventura. Além de ser generosa e humilde como todas as outras princesas, tem a cabeça de uma futura mulher independente fora do pequeno lugar em que mora, tipo de postura invejada pela vizinhança.

A Fera pode não ser necessariamente um monstro horrendo como apresenta o desenho da Disney em questão, a criatura também pode vir daquele tipo de personalidade que a outra pessoa nos apresenta.
É muito interessante como a dinâmica entre o casal da história se assemelha a tantos outros na vida real.

O principe dos sonhos pode ser um homem rude, violento, egoísta e mimado mas, no fundo no fundo, tem coração e sabe provar seu amor melhor do que qualquer um. Algo que muitas mulheres podem demorar pra perceber - exatamente como a Bela. Em um outro caso, poderia ser um cara feio e pobre, mas há qualidades que pode transformá-lo num principe.

Gaston, o vilão, é o tipo que ainda agrada muita mulherada por aí, fortão e de peito peludo, demonstração clara do homem machista. É o tipo que atribui todos os defeitos da Fera, desde quando ainda era humano, e por fim um bobalhão que tenta ser um principe perfeito para a esperta mocinha mas não consegue. Outro ponto interessante é o seu companheiro, Lefou, que se sente importante ao seu lado - por vezes ele vê Gaston como o modelo ideal para se copiar.

Uma das diferenças da versão 3D é o bem trabalhado efeito na introdução, valorizando a profundidade enquanto a sequência está em movimento. O efeito é melhor notado em objetos e mudanças climáticas, como chuvas e caídas de neves. Aparentemente o 3D é um pouco mais presente que a versão 3D de O Rei Leão.
A versão também apresenta um caprichado encerramento em 3D com esboços e créditos.

Na versão dublada percebi alguns rápidos cortes na última palavra de algumas falas, quando uma cena dá seguimento direto a outra. Por ex: durante a cena do bar, quando pai da Bela pede ajuda aos amigos de Gaston em uma sequência pode se ouvir um personagem dizendo: - Ele mata a gente de tanto rir o R é rapidamente cortado. Há uma cena também quando Bela entra na cozinha do castelo da Fera, repentinamente, e encontra os criados encantados dele  preparando um jantar. 

O conceito de eterno final feliz é o ponto menos coerente da trama. É claro que o final feliz existe, mas nem sempre haverá união entre um casal, levando em consideração o nosso complexo mundo - muitas vezes há união na alegria mas nem sempre na tristeza. É uma barreira que a Disney ainda não conseguiu traduzir de uma maneira mais realista em seus filmes.

Mesmo assim, o longa pode ser considerado um pouco sério para as crianças pequenas, mas agrada adultos de várias gerações. É um clássico que vale a pena ser revisto ou se ainda não viu, corre para ver essa valsa imperdível e exemplar.

ERA UMA VEZ..EXTRAS 
NOTAS SOBRE A SESSÃO 3D

Na sessão que eu estive, poucas pessoas foram acompanhar este relançamento especial do filme - alguns parentes levando crianças, alguns casais, grupo de amigas e garotos indo assistir ao filme sozinho - assim como eu. Fiquei feliz com essa variação de público pois percebe-se que são filmes que não são apenas pais com filhos pequenos que se interessariam em ver ou rever grandes animações como essa.

É a minha segunda vez que vejo A Bela e a Fera no cinema - o primeiro foi aquele relançamento de 11 minutos extras lançado em 2002 e ainda era um dos filmes que eu queria ter visto na sua data oficial de lançamento, em 1991. Tudo para compensar e valeu muito a pena não canso de dizer.

Entre tantos adiamentos, prometido desde 2010, a real data de lançamento teve uma divulgação muito escassa, praticamente não se vê cartazes circulando por aí para divulgar, mas a distruibuição foi bem agradável - em cinemas de grande circuito e com vários horários (assim como foi O Rei Leão 3D).

PIONEIRO NO OSCAR 
A Bela e a Fera foi a primeira animação a ser indicada ao Oscar de Melhor filme em 1992, perdendo para O Silêncio dos Inocentes (ganhador das categorias principais).

 Up: Altas Aventuras seguiu o legado em 2010 como o primeiro longa de animação inteiramente feito em computação a ser indicado a Melhor filme, foi precedido por Toy Story 3 no ano seguinte. Cada vez mais a animação está sendo valorizada pelo Oscar. Será que algum dia algum sai vencedor? Vamos ficar na torcida.

ORIGEM
A Bela e a Fera ou A Bela e o Monstro foi um conto Francês escrito originalmente por Gabrielle-Suzanne Barbot.

NOS VIDEOGAMES
BEAUTY AND THE BEAST
(SNES)

No jogo para SNES você controla apenas a Fera. Graficamente é mais parecido com o filme.

BEAUTY AND THE BEAST: ROAR OF THE BEAST
(MEGA DRIVE)

Houveram duas versões para Mega. Essa versão é a de ação, indicada para os marmanjos, aonde você controla a Fera.

BEAUTY AND THE BEAST : BELLE'S QUEST
(MEGA DRIVE)

E este é indicado para as meninas que não curtem jogos de ação, uma versão RPG adaptada do filme aonde você controla a Bela.

TRAILER
(VERSÃO 3D)



CANÇÕES
(EM PORTUGUÊS)








FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: THE BEAUTY AND THE BEAST
SESSÃO ACOMPANHADA: 9 de Fevereiro de 2012 19:20 Norte Shopping (Sala 9)
LANÇAMENTO: 22 de Novembro de 1991 (Original), 3 de Fevereiro de 2012 (3D)
DURAÇÃO: 1 hora e 32 minutos (92 minutos)
PAÍS: E.UA.
DISTRIBUIDORA: DISNEY
GÊNERO: FANTASIA/ ROMANCE/ MUSICAL (ANIMAÇÃO)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...