domingo, 25 de dezembro de 2011

[Dedo no Joystick de Natal] Home Alone 2 - Lost In New York (Mega Drive): Doces e Trotes em Tempos Natalinos

NESTA POSTAGEM 
DEDO NO JOYSTICK ESPECIAL
Home Alone 2: Lost in New York (Mega Drive)
DOCES E TROTES EM TEMPOS NATALINOS
O GUIA DA VIAGEM
A ARTILHARIA DE KEVIN
ITENS LEGAIS
FICHA TÉCNICA
ARTIGO


Noite Infeeliz.. Noite Infeeliz .. Quebrei o Nariz..Fui para o hospital.. passei muito mal!


DEDO NO JOYSTICK ESPECIAL
Home Alone 2: Lost in New York (Mega Drive)

DOCES E TROTES EM TEMPOS NATALINOS
Você tem 8 anos de idade. Seus pais e seus irmãos mais velhos viajaram e você ficou completamente sozinho. UOAA! LIBERDADE! LIBERDADE!


Trocarei um pouco os papéis nessa postagem, isso quer dizer que vou incorporar um garotinho muito legal. O meu nome? É segredo. Quem disse que eu falo com estranhos?  Mais pra frente eu te conto. Isso quer dizer que eu estou me tornando um grande astro mirim da década.

Voltamos ao ano de 1990 e nos reencontramos comigo, Maculay Culkin, um dos maiores astros daquela década, e o sucesso de Esqueceram de Mim. Comédia pastelão aonde conta uma história muito simples: eu, garoto de família de classe média alta da Califórnia, sou deixado em casa depois que minha família viaja para Paris. Posteriormente, a casa é invadida por dois bandidos muito atrapalhados. E é aí que a confusão começa.

Eu sou Kevin, o garoto carísmático que rouba a cena. É do tipo que toca a campainha do vizinho e sai correndo. Um garoto levado e mimado mas de bom coração, assim como muitos de vocês que um dia foi criança. Eu uso e abuso das diversas artimanhas contra os ladrões, criando as mais diversas armadilhas, um tipo de Bruce John McClaine Willis dos baixinhos. Sabe aqueles moleques que vivem me batendo na escola? Eles não me conhecem.

Com o grande sucesso de Esqueceram de Mim, ainda me tornei o astro mirim mais bem pago de todos os tempos.
Harry Lime e Marv Merchants, respectivamente interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern. 

 Em grande evidência, eu conheci o megastar Michael Jackson e logo nos tornamos amigos. A combinação nunca poderia ter sido melhor. Foi no videoclipe Black Or White (1991) que os nossos fãs testemunharam essa solidificação amigável. No vídeo, marcado pelo efeito morph, eu deixo de ser Kevin e agora me torno um garoto rebelde que curte ouvir música alta e que acaba deixando o seu tio numa crise de nervos. Pretty Cool! (Desculpem aos Brasileiros por não poder economizar meu inglês nesse final.) 
O diretor Chirs Columbis e eu, Maculay Culkin, nos bastidores. 

Tempos depois, o meu diretor de Esqueceram de Mim, dirigiu os dois primeiros filmes da série Harry Potter. Ah, sim, me lembro de ter criado uns 100 cadastros no Facebook para dar uma curtida nesses filmes. Eu adoro. 

Eu sempre fui Kevin, mesmo sendo Macauly Culkin, juro a vocês que nunca cresci. >:)
 Ele tem um bom histórico de filmes de aventura para familia. Meu tio, Steven Spieberg, chegou a contratá-lo para escrever um dos roteiros de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) antes da versão definitiva de David Koepp. 
Em 1992, foi a vez de assumir o manto de Kevin novamente em Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York. Agora o problema é ainda maior. Novidade, né? Eu me perco da família no aeroporto de Nova York. É partida a minha nova aventura para altas confusões agora na maior cidade da Americana.

Sem contar que, por coincidência, acabo reencontrando os antigos ladrões que assaltaram a minha casa, Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern). Eles passam  a me persegir e começa aí uma correria feito cão e gato, como nos desenhos animados. Aonde os malvados sempre se tornam vítimas das armadilhas formadas pelo protagonista menor (Vide: Tom & Jerry, Franjola & Piu-Piu, Pica-Pau entre outros).

E é por isso que esses filmes me divertiram tanto - principalmente o segundo filme (eu ria compulsivamente da cena em que eu estou tacando tijolos em cima de Marv - Daniel Stern rouba a cena - do alto de uma casa).

Ahhh! Mamãe! Eu tô na capa de videogame. Tenho que comprar.

Nesse mesmo ano, o primeiro Esqueceram de Mim ganha a sua versão para videogame. Uma grande surpresa para os meus amiguinhos que curtiram o filme no cinema. Home Alone (o título original do filme na minha terra, lá nos States) ganhou versões para Mega Drive e outros sistemas.

Em 1993, um ano após o lançamento do filme nos cinemas, Home Alone 2: Lost In New York ganha a sua adaptação para Mega Drive. Este que é considerado por muitos a melhor adaptação do filme. Tive um previlégio enorme de ganhar esse game de presente do meu pai, em meados de 1994 - um bom tempo depois de ter assistido o segundo filme em VHS (que trazia um raríssimo trailer do filme Batman: o Retorno). Home Alone 2, assim como o primeiro, foram lançados por aqui pela Tec Toy.

Quando meu pai alugou o primeiro jogo em 1992 pra jogar em casa junto com a minha irmãnzinha, lembro que até brigavamos pela vez no controle. A vontade era que eu queria que se esquecessem de mim por um tempo para umas jogadinhas no Mega Drive. Esse jogo já era um pouco difícil de se encontrar nas lojas. O interessante é que o primeiro game (da série C) tinha o nome do filme em protuguês abaixo e o segundo não possuia o título traduzido.
Home Alone 2 é muito diferente do jogo anterior, que tinha mais características de quebra-cabeça. O lance lá era construir armadilhas, como no filme, enquanto salva casas vizinhas dos ladrões. Neste segundo game, o universo é mais expansivo e o jogo é mais focado na ação. Você tem de lidar com os mais diversos tipos de inimigos, além de Harry e Marv (que aparece em quase todas as fases). Os bandidões estão foragidos da cadeia e vai dar muita dor de cabeça com a ajuda desses outros inimigos a cada vez que se aproxima do final do jogo.

Paul Gadbois & Dave Delia criaram um repertório musical próprio pro jogo - com exceção do tema principal que remete diretamente a uma reprodução da ótima e agitada canção All Alone On Christimas (Darlene Love) do filme. Cada música se encaixa perfeitamente com cada cenário e cada situação. Desde o momento em que estou no aeroporto de Nova York, a música tenta expressar o momento de admiração por começo de aventura, a um tema mais glacial que corta para agitada guitarra nos momentos em que me aproximo do encerramento da aventura.

E é por isso que a trilha merece levar pra casa o selo Punho Dourado aqui da casa. A voz que fizeram pro meu boneco Kevin, quando é acertado, é bem próximo ao da minha voz no filme e com o meu dublador Brasileiro, Peterson Adriano.

Quanto as animações, a minha movimentação melhorou. Parece comigo de verdade, sendo que eu pareço um pouco mais velho (um adolescente de 15 anos). Já os Bandidos Molhados - Harry e Marv - tem uma moldagem mais trabalhada e algumas animações mais simples.

O visual na tela de saúde é bem menos parecido com os atores do filme (principalmente as fotografias de Harry e Marv com gráficos meio Master System) mas a aparência dos bonecos, em ação, são mais próximos do real em comparação aos gráficos do jogo anterior.

Quando são acertados por algum objeto, na maioria da vezes, apenas reagem simulando alguma dor ou que foram acertados (não mais se sujam ou algo parecido - a não ser se forem eletrocutados, por exemplo).


O GUIA DA VIAGEM
Eu, Kevin McCallister, Amo Nova York - A cidade que nunca dorme. A terra dos bons negócios.


 O jogo tem 8 níveis. A maioria é dividida em cenas que se espelham em algum momento do filme. Até aonde você pode me ajudar a chegar?

Cena 1
Aeroporto
Aqui, eu começo a aventura me envolvendo em altas confusões.

Tome cuidado para não me fazer ser atropelado pelos caras engravatados com mala e nem atire com as minhas armas na frente deles para ter a triste sorte de conhecer a maleta voadora. Me faça deslizar por eles e atire nas costas para ganhar pontos.

Primeiro pegue os balões do vovô para não passar pelos policiais. Depois pule sobre o bebedouro para deixar um pingo no chão e fazer os policiais escorregarem.
Eu também posso empurrar coisas...
ou ir pelas escadas para caçar objetos.
Crianças não façam isso em casa: Eu tô furtando objetos do aeroporto. Como sou mau.
Aqui eu encontro Harry pela primeira vez, um do bandidos molhados. Acerte-o até pedir arrego e pegue o elevador.

Curiosidades: No manual de instruções, o título dessa cena é Aeroporto de Cima

Cada nível possui pequenos filmes de introdução e final durante as passagens.

Cena 2
Bagagens
Pelas bagangens, o lance é ir por cima tomar cuidado com a dupla de bandidões - Harry & Marv (agora ele apareceu) - e os funcionários malucos que tacam mala (que culpa eu tenho pra tudo isso?).

No manual de instruções, o título da fase é Aeroporto de Baixo.

Cena 3
Ruas de Nova York: dia
 
Eu acho essa Nova York com uma certa cara de Londres, o som também.

Eu devo pegar impulso nos ferros para chegar a outra plataforma. Cuidado para não me fazer pular errado e cair em armadilhas.

Cuidado com o Marv.

Atire nos pizzaiolos e fature pizzas.
 Cuidado pra não me molhar com essas rajadas de água. Espere o espaço de tempo para pegar uma das peças de arma na plataforma inferior do canto.
Esses gatos são muito folgados.

Vou ficar atento e não economizar munição com a minha nova arma construída.

Cena 4
A loja de brinquedos de Duncan
Loja legal demais, só é um dos níveis mais difíceis do jogo.
Logo no começo, você tem que me ajudar a passar por uma certa sequência de plataformas (alguns itens pelo caminho) para chegar até aqui.
Os inimigos são bem cretinos. Como essa luva de boxe voadora que fica voando sobre minha cabeça feito uma mosca e os aviõezinhos semi-kamikazes.
 Nesse nível, eu começo com uma bola de futebol Americano que só faz cócegas nesses brinquedos asassinos.

É disso que eu estou falando, Baby! Não hesite em dizimá-los com uma boa arma de atirador de saco de areia.

 Vou subindo para cima pulando pelas poltronas. Mas o negócio é ir pra baixo e não me deixar ser levado por esses trampolins.
Esse tal de Harry voltou mais esperto, ele pode dar superpulos para alcançar locais altos. Me faça detoná-lo primeiro atirando para cima nesta plataforma próximo a saída - tenho que ficar bem na ponta para alcançá-lo.


Agora é dar uma de bom velhinho e sair daqui rapidinho pela chaminé. Até a próxima fase. See Ya!

Cena 5
Ruas de Nova York: noite

Sinto-me como se estivesse vagando pelas ruas noturnas e perigosas da cidade grande. A música sombria dessas frias ruas Nova Iorquinas tem tudo a ver. Aqui eu encaro pequenos ninjas e tenho de pegar impulsos pelos ferros para chegar a outra parte da plataforma, caso escolha ir por cima. Os urubus são um pé no saco.


A imensidão desse cenário é incrível.


Caguei tijolo. Desculpa aí tontos.

Cena 6
A casa abandonada
 Algo me chega a me lembrar e muito Esqueceram de Mim 1.

 
Aqui eu devo ativar as armadilhas que estiverem no caminho (com o botão A + frente, para empurrar objetos)  para atrasar Harry e Marv.

O carrinho derruba esses objetos da mesa e fazem esses malvados escorregarem.


Para chegar à saída mais rápido, só pulando.


Pegue impulso pelos lustres, espere-os subir até a 2/3 da altitude e pule pra a direção que deseja seguir.


 Uma curiosidade é que no manual de instruções da Tec Toy, a cena 6 é traduzida como O apartamento do tio.

Cena 7
Dentro das tubulações

Essa cena não está no filme. Após subir por uma descarga, eu acabo caindo dentro dessas tubulações sanitárias. Que nojo! Neste labirinto, minha arma é um mata mosquito para eliminar as pragas. Memorize os caminhos que você me fez passar e pegue carona pelas bolhas, destruindo os que estiverem com insetos, para chegar a saída.

Esse sapão vai dar uma ajudinha na caça.


Já quase na saída, um monte de presentes. Sucess!

Cena 8
Parque

A última fase é a pior de todas em termos de dificuldade, vai te deixar muito enfurecido. Eu fiquei puto também *minha mãe não leu isso*. Com chão deslizante e inimigos pra todo lado, além do Harry e Marv Super - Homem, os dois agora estão imortais. Que medo! Que nervoso! Odeio fases de gelo assim. Não perca tempo com itens, a não ser se eles estiverem próximos de seu alcance, e siga até a árvore.

Tenho que correr igual a uma vaca louca atrás dessa árvore antes que eles me alcancem. *puf puf*

O Marv tá desesperado pra me pegar. AAAAH!
É um pássaro? É um avião? Não.. é o Super Marv do mall!

Chegando à arvore, opte começar pelo canto, através desta plataforma e siga.


Parabéns! Encontramos a simpática senhora dos pombos. Agora é só curtir o final e voltar pros braços da mamãe.


A ARTILHARIA DE KEVIN
Eu, Kevin, posso construir armas no decorrer do jogo para causar danos maiores aos inimigos e liberar espaço. Elas ficam espalhadas em forma de objetos piscantes em algum canto do jogo. E você deve encontrar essas peças para formar a minha arma.

Galeria: 1. no indicador do jogo, apresenta a arma montada/ em utilização (lado esquerdo) e a que está sendo montada (lado direito). 2, 3, 4. peças de arma perdidas (mola do estilingue, sorvete, tubo do lançador e pino)


ITENS LEGAIS
Hey, cara! Há um montão de itens que eu posso pegar. Não dá pra se agarrar tudo, né? Mas tente pegar o máximo que puder pra mim.
Garrafa de água, caixas de leite e marmita: quebram o galho quando se perde energia.
Pizza: enche a energia por completo.
Pombas-tartaruga: vida extra.



Presentes: fatura pontos.


UMA ADAPTAÇÃO PARA SE LEMBRAR
A SEGA fez um trabalho primoroso. E não é atoa que este é considerado o melhor jogo baseado na franquia cinematográfica. Com apenas 4 Mega de memória, o cartucho faz milagres. Pra quem buscava um jogo corre corre mais ou menos como clássicos do tipo Bonanza Bros esse jogo pode te satisfazer. Se você tiver filhos na faixa* de 8 a 14 anos, vale a dica.  *P.S. Titio e titia. Se tiverem umas meninas assim da minha idade, me apresenta. Sou Americano e rico, OK ?


FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: IDEM
GÊNERO: AÇÃO
DISTRIBUIDORA: TEC TOY
FABRICANTE: SEGA
MEMÓRIA: 4 MEGABITES
PAÍS: E.U.A.
ANO: 1993


ARTIGO
DEDO NO JOYSTICK EDIÇÃO ESPECIAL
HOME ALONE 2: LOST IN NEW YORK 
(MEGA DRIVE - SEGA/ TEC TOY)
DOCES E TROTES EM TEMPOS NATALINOS*
2011 ©Mestre Ryu (textos, gravação e edição de imagens)
*Apesar deste material conter notas/ argumentos de ficção, todas as opiniões e alguns fatos são reais.


FELIZ NATAL
QUE 2012 SEJA PRA VOCÊ UM ANO CHEIO DE AMOR E PAZ!
ATÉ BREVE.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...