domingo, 12 de junho de 2011

[Street Fighter II 20 Anos: 3rd Bônus Stage] Dedo No Joystick: Super Street Fighter II Turbo: Revival (Game Boy Advance) - Postagem de Luxo

NESTE TÓPICO

  
DEDO NO JOYSTICK
SUPER STREET FIGHTER II TURBO: REVIVAL  
(GAME BOY ADVANCE)

 O CLÁSSICO DEFINITIVO REVIVIDO

Super Street Fighter II Turbo Revival reconta os acontecimentos de Super Street Fighter II X: Grand Master Challenge, reunindo elementos da saga Alpha/Zero - que se passa bem antes. Gerando assim, um balanceamento na história e a compreensão dos fatos. Isso não deixa a saga tão confusa. Por isso, ponto para a história. O resultado se pode ver no final de alguns personagens.

 DIVERSÃO 
SSFIITR lembra o mesmo nível de diversão de Super Street II e Super Street II Turbo por reunir seus elementos em um só. Possui opções básicas na tela de menu, como você vê abaixo.

Menu Select: Há as opções: Arcade; Options; Survival; Training (indispensável para jogos de luta. Essencial para treinar seus golpes, suas estratégias e combos); Survival (neste modo você escolhe entre uma opção para enfrentar os 4 chefes, encarar Akuma ou enfrentar todos os lutadores); e V.S. (neste é preciso ter link com um outro GBA).

CPU 
Um caso que lembra bem Super Street Fighter II, é o CPU. Isso mesmo. Ele está no mesmo nível de dificuldade de SSFII, isso quer dizer que ele não está tão apelão como em SSFII X. 

JOGABILIDADE
Eis a parte que pode aprovar ou desaprovar muitos jogos de luta (sejam eles ruins em outros aspectos ou não). em SSFIITR, pelo menos não há do que reclamar nesse quesito. Os comandos saem bem fáceis e rápidos, sem precisar muito esforço. E os jogadores estão realmente equilibrados, como no SSFIIX original. Todos tem seus pontos fracos e fortes e sem invulnerabilidade. Tendo essa mudança drástica, não fica tão complicado jogar contra um Ryu ou um Ken, por exemplo. Justamente pela vantagem técnica que ganhavam em suas habilidades. Isso possibilita melhores estratégias com outros lutadores. Não há modificações no comando de nenhum dos personagens, da pra se fazer da mesma forma que em SSFIIT/X. A tela de configuração do controle traz muitas opções para se adaptar melhor aos comandos de soco e chute, mais um ponto alto.

SOM
 Os efeitos sonoros é a parte mais fiel à SSF II X. Quanto às musicas, há alguns pequenos remixes, como a musica do final de Ryu. Outra diferença é que a musica de apresentação é a mesma de SSFII, o primeiro Super, que é uma musica mais tensa. Ao contrário da musica de SSFIIX, que eram uma musica mais dramatica. Sendo assim, o jogo de cenas tensas entre a luta de Ryu e Ken acabaram combinando bem com a música da primeira versão.

GRÁFICOS
Uma das grandes mudanças neste remake de SSFIIT, para o GBA, é sem duvida a parte gráfica. Os frames originais dos personagens foram mantidos. Porém, alguns ganharam um efeito semelhante ao de Street Fighter Zero, em relação as seus especiais e Super Combos, incluindo efeitos tridimensionais criando mais realismo e mais charme. 

Veja abaixo sobre que mudou e o que deixou de mudar em SSFIITR:

Comparações - Antes/ Depois: Apresentação

Super Street Fighter II X: Grand Master Challenger 
(1994)
 O sobretítulo do jogo foi substituído para Turbo, no lugar do X, na versão ocidental

Esta é a antiga e clássica apresentação de SSFIIX: com a cena do Ryu concentrando seu Hadouken; Gouki surgindo das sombras e Chunli e Cammy, com a sua curiosa lingüinha. A cena termina com o choque do Hadouken de Ryu e o nome do jogo com um fundo preto (o efeito do SUPER atrás da palavra Street Figher II Turbo varia de acordo das vezes que a apresentação aparece...)

Super Street Fighter II Turbo Revival 
(2001
Na versão remake de GBA, ganhou-se uma apresentação com belíssimos Artworks do jogo. Ryu e Ken disputando a sua eterna rivalidade e em uma das cenas surgem um personagem diferente no meio que depois é marcado com um X (na primeira apresentação é Chun-li quem aparece). Logo após as cenas, surge o nome do jogo, com um fundo colorido e o título remodelado.

Comparações - Antes/ Depois: Apresentação (Parte 2)
  Esta era a clássica tela de Player Select de SSFIIX, e olha só como ficou:

 O fundo foi revestido com uma animação de fogo tridimensional animado. Os personagens estão com um estilo de desenho diferente e a opção de escolha das velocidades foi mantido. Bem mais estilo!

Street Fighter Zero e suas Heranças...
Nas duas primeiras cenas, da esquerda pra direita, é possível observar os efeitos tridimensionais de fogo causando danos com animações mais detalhada. Na ultima cena, pode-se ver Dhalsim usando o seu teleporte - não ficou muito melhor, do que apenas aquele efeito de pisca pisca de SFII? Ah, é claro, além daquelas informações que aparecem no lado: Hit, Attacks, Recovery, Reversal e etc. tem também as extras. Por exemplo, se você fizer um combo de 5 Hits, você recebe a mensagem Wonderful, isso ficou bem mais bacana.
 Os anúncios dos inícios e finais dos Rounds ganharam um efeito tridimensional bem original e se adequou ao game. Há tambem o famoso K.O.
A antiga tela de versus tem aspectos incialmente semelhantes à SFZ quando aparece a cena dos países, mas logo depois ganha uma tela V.S. com um novo visual mais adequado.
A Animação do carregamento de Super Combo tambem ganhou um aspecto, assim dizendo, mais Radical, Yeah Baby! A tela se escurece (compare com SFZ) com um X marcando a tela, sem nenhuma barra a amostra. A direita, você confere a antiga animação de SSFIIX. Perceba que em SSFIIX, enquanto a tela se mantém clara, e a barra de vida e de Super Combo não desaparecem.
O efeito das pancadas ganhou um efeito que lembra o Street Fighter Zero 3 de PSX. Quando você acerta um golpe forte, saltam umas faíscas pela tela. no lado esquerdo o clássico efeito das pancadas das versões anteriores à SFII em SSFIIX.
A modificação do efeito das pancadas bloqueadas tambem foram herança de SFZ. Porém, o efeito é o mesmo frame do Hadouken de Ryu quando começa a explodir no adversário. No lado direito, da esquerda pra direita, o clássico efeito do antigo SSFIIX.

Uma Observação Aos Mínimos Detalhes: Falhas e Curiosidades
Erros de Reprogramação: A clássica tela de Winner tambem foi remodelado com os belos Artworks. No lado esquerdo, Cammy dizendo as sua clássica frase e no lado direito o ditador Vega. OPA!! Essa frase não era do do Viad...digo, Balrog, o ninja espanhol? pois é, a versão americana tem dessas falhas - assim como clássico troca troca de nomes de Bison (boxeador), Vega (ditador) e Balrog (o espanhol).  Na versão americana, eles não trocaram as frases da tela de Winner dessa vez, por que será?! Santa Pressa querida Capcom!! (Toca uma música dos trapalhões) Mas isso não quer dizer que o Ditador virou um boiola narcisista tambem, antes que o digam. Fora isso, os finais dos 3 chefes estão normais!!
Violência: As clássicas gotinhas de sangue (quem disse que Street não tinha seu lado Mortal Kombat?) e catarros dos SFII anteriores tambem estão de volta nessa versão. Uma prova de que apesar das inovações nos detalhes, tambem mantém as suas pequenas origens.

Comparações - Antes/ Depois: Special Finish! 
Em SSFIIX, sempre que se terminasse com um Super Combo, a tela explodia - calma, é de mentirinha (rs) - mas as barras de energia e SUPER Combos eram mantidos....Ao lado, um Layer limpo da imagem.
Aqui você confere mais detalhe da animação tridimensional atuando no game. O efeito dos SUPER Combos acaba de uma forma ainda mais colorida e mais bonita do que o original, com umas faíscas enormes (para os marmanjos que não prestaram atenção, ao lado um Layer da apresentação).
Perceba que a tela fica limpa ao executar o SC, assim como no carregamento do especial.

Comparações - Antes/ Depois: Cenários

O famoso cenário japonês em cima do telhado de Ryu acaba por ganhar um novo visual. Melhor dizendo, ela foi inspirada no seu cenário de SFIII 3RD Striker. Ao lado uma foto de seu antigo cenário em SSFIIX
Ken também não foi esquecido. O clássico cenário do porto, com um barril destrutível no canto direito, foi substituído por um terreno deserto com efeitos tridimensionais, como pode ver o poste de stop (foto ao lado direito). DE

Guile ganhou um cenário semelhante ao seu amigo Nash de SFZ 2. Agora o cenário americano é quase vazio, sobre uma plantaforma alta, um caça voando por trás e um mar no fundo. No antigo cenário em SSFIIX, ao lado direito, o ambiente era cheio, com uns militares da aéronautica no fundo e o caça parado.DO NO
Os clássicos Bônus Stages tambem estão de volta. Somente dois deles, o do carro e o dos barris. Mas, espera, Ryu voando? É..Bugs acontecem... O
O cenário Russo do armazém de Zangief ganhou um fundo mais parecido com o seu cenário de SFZ3. Na terceira e ultima foto, da esquerda pra direita, o antigo cenário de SSFIIX.Y

Chun li agora tem o mesmo cenário de SFZ2, com prédios e pessoas ao fundo andando de bicicleta. Na terceira e ultima foto, o antigo China Stage de SSFIIX, que era uma ruazinha cheia de mercados. 
SICKAgora o novo cenário de Vega se passa em um laboratório escondido da Shadowlaw, com o fundo abandonado e escuro. Apenas com computadores ao fundo desligados. No lado direito, o antigo cenário em SSFIIX, que se passa nas ruas da Tailândia. Essa mudança fica bem clara com a idéia que SSFIITR quis se aproximar com um de seus passos, deixa mais forte a personalidade de Vega,que é sim um líder de uma organização criminosa e não um simples ditador Tailandês (Vide Tailândia Stage mostrado ao lado).

O novo cenário americano de M.Bison (o boxeador Balrog no ocidente), agora ganhou um visual mais animado e colorido tirado do SFZ3 de PSX, mas sem muitos objetos (como carros, por exemplo). Apenas uma multidão ao fundo assistindo e torcendo. Ao lado, o antigo cenário de Las Vegas.

...Tirando os apresentados, os cenários dos outros demais personagens continuam os mesmos do original SSFIIX.

Uma Observação Aos Mínimos Detalhes: Finais
Um detalhe importante que não pode ser deixado de maneira alguma de citar são os finais. Totalmente novos, com desenhos belíssimos. Mas são apenas imagens paradas com descrições subindo. No final de Cammy, fica explicado que ela é realmente uma clone de Vega (o líder da ShadowLaw), como foi comentado em SFZ3.  Enfim, você não terá que aturar o erro da versão americana de SSFII aonde se diziam que Vega e Cammy eram amantes. Neste SSFIITR, mesmo sendo a versão americana, o final esta perfeito. Na terceira e ultima foto, o final de Ryu, dando um Shoryuken na cachoeira (lembra muito o final de Ryu de SFII de Snes)

E afinal.. SSFIITR VALE A PENA OU NÃO VALE?
VALE! Por que não é apenas um remake barato de SSFIIX. E sim uma versão deste recheada de modificações e novidades, melhorando-o mais ainda. Portanto,este é o melhor Street já lançado para os portáteis. Se você tem um GBA e é fã de SF, vá correndo atrás por que este é obrigatório!!

CRÉDITOS

FICHA TÉCNICA

Sistema:
Game Boy Advance
Fabricante: Capcom
País: Japão
Ano: 2001
Jogadores: 1 ou 2
Megabite: ??
Gênero: Luta
Lutadores: 17
Cenários: 17
Fases/Estágios: 10
Diretor: Ohko 15 Matsumaru

Programadores: 
Giichi Ariyama
Kenichi Nichigaki
Seiya Okamoto
Kouhei Yamaguchi
Norio Maeda
Kenichi Arita
Masatsugu Shinohara
Yoshito Ito
Nobuaki Minomiya

Designer dos Cenários: Ryutaro ‘S Mama

Designers:
Hideki Kagiri
Katsumi Toda
Jonko Ikeda
Chizuko Tamura
Kenz. Yamahashi

Designer dos Personagens: Edayan

Som:
Tosio Kajino
Chihiro Arisaka

Analista de Bugs:
Yng J. Matsubara
Shosuke Suzuki
Hirotsugu Oomae
Hiroyuki Yamamoto
Makoto Yasutomi
Junya Yosimura
Shohei Okamura
Noriyuki Iwata
Taro Suwabe

Manual:
Sakumizu

Agradecimentos Especiais:
Erik Genazea Suzuki
Takuya Shiraiwua
Furu Tanuki

Produtor:
Koji Nakajima
Tatsuya Minami

Produtor Executivo: Yoshiki Okamoto 

ARTIGO 
 TEXTO E IMAGENS: MESTRE RYU
ANO: 2005, 2011
REGIÃO TESTADA: VERSÃO E.U.A.
 CRÉDIT
STREET FIGHTER II 20 ANOS
POSTAGENS ANTERIORES

ROUND 5
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...