terça-feira, 14 de junho de 2011

[Geração 16 Bits: Mega Drive - Episódio 2] Punho de Ouro Honorário: As 10 Empresas Que Devemos Agradecer


Pra começo de conversa, esta postagem celebraria as melhores franquias de Mega Drive, mas decidi fazer uma coisa melhor. Celebrar as melhores empresas que contribuíram para o sucesso do Mega Drive e a minha apreciação absoluta pelo console. É por este motivo que esta cerimônia especial estará relembrando As 10 Empresas que Devemos Agradecer.

  Paul Gadbois & Dave Delia - Música de Natal by Mestre Ryu Kanzuki

A música acima é composta por Paul Gadbis & Dave Delia, ambos premiados, por nossa associação, pelo seu grande trabalho neste jogo que logo, logo será revelado. Já que provávelmente ele poderá ser tema de um especial de Natal ou parte do Projeto As 4 Estações de temprada de Inverno, iniciados por Dead Or Alive 2: Limited Edition, que foi o tema da temporada de Verão.  Mas aí você diz pra mim - Oh, Zé, Porojeto de Natal E Inverno? Você Nem Sabe Se Amanhã Estaremos Vivos . É, mas a máquina do nosso Santuário não para. Ainda mais agora que estou de férias vou mais do que aproveitar.

Uma postagem minha que sai na próxima semana era o que eu já estava planejando há um ou dois anos atrás. É assim que as coisas funcionam, é como produzir um filme. O mais legal disso? É certamente ver a satisfação dos visitantes e a minha também. Se bem que, eu creio que a essa altura do campeonato, quase todo mundo já sabe qual é o jogo da musiquinha.  Você ainda quer saber? Mas é tão fácil. E se eu falar não vai ser mais surpresa. Não é mesmo?

Mas chega de lero-lero e vamos direto ao assunto o qual todos vieram aqui com a finalidade de conhecer, qual o meu Top. Todos merecem aplausos por igual e se nenhuma empresa entrou ela certamente ganhará uma menção honrosa ou uma inclusão na próxima edição.

O sistema de colocação leva em consideração as empresas que tenham participado da biblioteca de jogos, seja ela participando de uma licença, de uma fabricação ou de uma distribuição.

Todas as empresas e jogos aqui relacionados foram jogados e aprovados por mim (Mestre Ryu.. este mesmo que está escreveu tudo isso) e é por esta razão que assumi a liderança para realizar esta premiação. Comentários adcionais do Mestre Rubens Jr.

E Começa a Cerimônia de Entrega
Esta Premiação É Financiada Pela Nossa Subsidária: Melhor Dos Melhores. Sempre Premiando Com O Punho Dourado As Melhores Obras.


10ª
LUGAR
DELPHINE SOFTWARE
 (1988-2004)
Ela se responsabilizou por nos trazer dois ótimos jogos Franceses para o Mega Drive: Flashback e Out Of This World, este que paticularmente considero um dos melhores jogos já realizados.


Jogos Indicados Pela Academia
Flashback: The Quest For Identity (1993) - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: PCs)
Out Of This World (1992) - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: PCs)


Mestre Rubens Jr. Sobre A Entrega:  Vale também citar a Brøderbund Software (como reprogramadora) e Domark (como distribuidora) pela conversão de Prince Of Persia - jogo o qual se espelha muito ao estilo de Flashback e Out Of This World. E a U.S. GOLD pela sua contribuição em distribuir esses jogos tão legais em parceria com a Dephine.

LUGAR
BLUE SKY SOFTWARE
(1988 - 2001)
Por quê a Blue Sky? Simples. Com os seus dois jogos de Jurassic Park, ela teve minha grande consideração. Blue Sky foi uma empresa que conseguiu provar que jogos baseados em filmes podem ser sensacionais. E por esse motivo que ela está nessa colocação. A Blue Sky foi a mesma que também produziu o cultuado RPG Shadowrun e os dois jogos da série de ação Vectorman, sucessos de crítica.


Jogos Indicados Pela Academia
Jurassic Park (1993) - Conjunto da Obra
Jurassic Park: Rampage Edition
(1994) - Conjunto Da Obra


 
LUGAR 
NOVOTRADE
Novotrade é uma empresa formada na Hungria, fundada em 1983. Com o tempo passou a se chamar Appalosa Interactive. Por seu empenho e espírito de inovação, merece estar nesta colocação. Seu trabalho de destaque é a série Ecco The Dolphin. Foi também a distribuidora da adaptação de California Games, conhecido por aqui como Jogos de Verão.


Jogos Indicados Pela Academia
Ecco The Dolphin (1993) - Melhor Ambiente Original (Temática dentro do gênero: Ecologia)
Cyborg Justice (1993) - Melhor Ambiente Original (Temática dentro do gênero: Simulação & Ficção)
The lost World: Jurassic Park (1997) - Melhor Desafio
World Trophy Soccer (1993) - Melhor Trilha Sonora
California Games (1991) - Melhor Jogo
Adaptado (Temática dentro do gênero: PCs)

Mestre Rubens Jr. Sobre A Entrega: É interessante notar que em 1993, Cyborg Justice foi fabricado pela Novotrade e não pela SEGA. E foi indicado na categoria Melhor Ambiente Original por possuir um ambiente de ficção com simulação de jogo bastante diferente dos jogos de pancadaria ao estilo Final Fight. Valeu mais pela sua originalidade. Eu acho um jogo maravilhoso.


LUGAR
 KONAMI 
Esta famosíssima empresas surgiu em 1969, reparando jukeboxes no Japão como uma empresa de aluguel. No Mega Drive, seus títulos mais populares são adaptações de Arcade, franquias próprias e de desenhos animados. Vale mencionar: Catlevania: Bloodlines, Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist, Contra: Hard Corps, Rocket Knight Adventures, Sunset Riders  e ontros. É também a principal citação de memes sobre códigos secretos em videogame (quem aí que sempre leu revistas, nunca ouviu falar na sequência ?). O significado da palavra Konami significa Ondas Pequenas. E o conjunto abreviado do nome dos sócios e de seu fundador. As referências: Kagemasa Kozuki (o sobrenome do fundador), Yoshinobu Nakama, Hiro Matsuda, e Shokichi Ishihara.

Jogos Indicados Pela Academia
Contra: Hard Corps (1994) - Conjunto Da ObraTeenage Muntant Ninja Turtles: Tournament Fighters (1993) - Melhor Som 
Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure (1993) - Melhor Trilha Sonora (Vencedor)



LUGAR
 ELETRONIC ARTS
Acharam que eu ia esquecer dela? Apesar de eu não ser um jogador assíduo de games de esportes - com excessão de jogos luta, principalmente do gênero ação - é mais do que obrigatório tirar o chapéu pra ela. A EA se mostrou poderosa no decorrer dos anos. E hoje é reconhecida por público e crítica a todo momento pela sua investida nos jogos de esporte. No Mega Drive, A Eletronic Arts é lembrada por jogos como as séries Fifa Soccer (Fifa International Soccer 1994, Fifa '95, '96, '97 e '98) e Mutant League (Football e Hockey) - este que também virou um desenho animado, exibido aqui pelo SBT com o título Liga de Mutantes. Vale também lembrar o fenomenal Fifa Superstar Soccer Deluxe. E a EA não é só boa com jogos de esportes não, vale destacar também alguns jogos de ação bem legais, como a saga Strike (Desert Strike, Jungle Strike e Urban Strike). O título de melhor de todos certamente fica com a trilogia Road Rash.

Jogos Indicados Pela Academia 
Road Rash 3 (1994) - Melhor Ambiente Original (Temática dentro do gênero: Esporte & Ação)
Mutant League Hockey (1994) - Melhor Ambiente Original (Temática dentro do gênero: Esporte & Ação)
Desert Striker: Return To The Golf (1992) - Melhor Desafio
B.O.B (1993) - Melhor Ambiente Original (Temática dentro do gênero: Ação & Humor)
Fifa Soccer '96 (1995) - Melhor Canção (James Hannigan pelo Tema de Introdução)
 
LUGAR
 ACCLAIM ENTERTAINMENT
 (1984-2004)
Acclaim não tinha o nome o qual conhecemos hoje.  Ela surgiu na Inglaterra, precisamente em Cheltenham, inicialente como Acclaim Cheltenham. Foi a principal distribuidora dos dois primeiros megasucessos da série Mortal Kombat. Ficou conhecida também pala série de jogos baseados no desenho Os Simpsons. Em 2001, se uniu à Prope Software.

Jogos Indicados Pela Academia
The Simpsons: Bart's Nightmare - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Aventura)
Krust 's Super Fun House - Melhor Desafio
Mortal Kombat - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperamas)
Warlock - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Filme)
Batman Forever -  Melhor Vilão (Charada, como Último Chefe. Aproximação com a HQ A Queda Do Morcego)


LUGAR
MIDWAY
 Em parceria com a Williams Industries, Inc. (distribuidora), também vale citar a Midway. Por valorizar o consoles dando continuidade às conversões de Mortal Kombat. Sendo assim, o Mega Drive é um dos consoles de 16 Bits a ter toda a coleção clássica em 2D de um dos jogos de luta mais divertidos e mais famosos jogos de luta de todos os tempos. 
Jogos Indicados Pela Academia
Mortal Kombat 3 - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperamas)
Ultimate Mortal Kombat 3 - Melhor Ambiente Original (Temática dentro do gênero: Diversão & Desafio)


LUGAR
SEGA
Existem dois Lados que eu gostaria de comentar sobre a SEGA, que a justificam por ela estar nesta colocação e o que faz ela cair para a terceira posição.


O Lado A:  A SEGA seguiu com fome de revolução. Se a Nintendo levantou a indústria dos games denovo, a SEGA foi a cara dos anos 90. Apesar da disputa acirrada com a Nintendo, foi pioneira em desencadear jogos e publicidade que fizeram a cara da Geração X. Uma geração que veio após a queda do comunismo e início da globalização. Até quem era comunista acabou se rendendo ao universo dos jovens de cabelos espetados e fãs de tecnologia. Sonic se tornou essa referência. Ao invés do estilo Alice No País das Maravilhas do rival Mario - o qual o universo de Alex Kidd, o mascote dos primórdios da SEGA, se parecia muito - havia o universo mais próximo dos fãs de Cyberpunk que a SEGA trouxe em Sonic The Hedgehog em pleno ano de 91. Com cenários mais Hi-Tech, tendo itens contidos em computadores e animais transformados em robôs. Sem falar também das engenhocas do Dr. Robotink, um cientista maluco do mal e culpado por isso tudo.

O Lado B: A SEGA pisou na bola por não projetar cuidadosamente as extensões do Mega Drive, como o 32X, o SEGA CD e entre outros acessórios. O Mega Drive teria sido muito mais do que ele já foi um dia, se a SEGA apertasse um pouco mais o seu tempo, adiando o Sega Saturn, e investindo nesses e outros acessórios revolucionários quando sentisse que o Mega Drive, que conhecíamos, já não estava mais dando para continuar, como um 16 Bits. Não posso mencionar o Activator porque nunca pus as minhas mãos em um. Mas se realmente ele é tão ruim quanto dizem, a SEGA poderia ter desenvolvido com muito mais cuidado. E tudo era questão de administrar o tempo. O problema da SEGA foi cair na pilha da correria. Correu tanto que caiu, como uma criança levada.



Jogos Indicados Pela Academia
Sonic The Hedgehog - Conjunto Da Obra
Streets Of Rage - Conjunto Da Obra
Golden Axe - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperamas)
Comix Zone - Conjunto Da Obra
World Of Ilusion: Staring Mickey Mouse And Donald Duck- Conjunto Da Obra
Quackshot: Staring Donald Duck - Conjunto Da Obra
(E por aí vai..)



LUGAR
TEC TOY  

A Te Toy sem dúvida alguma foi (e continua sendo) uma empresa importante para o cenário de jogos no Brasil. E o Mega Drive foi um grande presenteado dessa saudosa década de 90. Apesar de seu grande enfoque no Master System, a Tec Toy já chegou a promover shows para publicidade (como o programa PlayGame com o Gugu Liberato) e já se arriscou a fazer jogos como Férias Frustradas do Pica Pau (jogo que levou um extenso período para ficar pronto), a versão do programa do Silvio Santos em game, Show do Milhão, Turma da Mônica Na Terra dos Monstros - aonde finalmente o Mega Drive ganhava um jogo da Turma de Maurício de Souza, em uma reprogramação do jogo Japonês, Wonder boy In The Monster Island - e a conversão de Duke Nukem 3D. Cá pra nós, humildemente. A Tec Toy foi como uma mãe adotiva super protetora pro Mega Drive, enquanto a SEGA (mãe biológica) o abandonava para investir no Sega Saturn.

Mas a sua melhor investida foi o esforço em trazer jogos traduzidos, como a saga Phantasy Star e até mesmo jogos japoneses, como Yu Yu Hakusho. A versão traduzida de um dos jogos de animê de  maior sucessos da TV Manchete era de luta, justamente a melhor versão. Yu Yu Hakushô: Makyou Toitsusen foi  o segundo jogo lançado em 1994 no Japão, e a sua versão aqui lançada era Yu Yu Hakusho: Sunset Fighters. Um grande presente pra mim, que acompanhava a série e buscava esse jogo que nem um louco, igual a outros fãs e usuários do Mega Drive. Sem dúvida o seu melhor Lançamento. Obrigado, Tec Toy, muito obrigado. E em especial a Deus, por você ter nos dado tantas alegrias.

Jogos Indicados Pela Academia
YuYu Hakushô: Sunset Fighters (1994, 1999) - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Série de TV)
Phantasy Star III (1990, 1996) - Melhor Ambiente Original (Temática dentro do gênero: Fantasia)
Turma da Mônica Na Terra Dos Monstros (1987, 1994) - Melhor Trilha Sonora (Compositor Original: Shinishi Sakamoto)
Doke Nukem 3D (1996, 1997) - Melhor Desafio



LUGAR
VIRGIN GAMES
Sim! Virgin Games em primeiro lugar. Mais do que justo. A Virgin foi a empresa mais honesta com a Geração X e chegou junto com o Mega Drive. Ela praticamente entendeu o que a SEGA e os usuários do console estavam buscando. Como a Virgin já era envolvida com música, isso mostrou também que não era problema para o repertório. Compôs excelentes trilhas, nos encheu os olhos com gráficos animalescos e sem contar a jogabilidade bastante madura de seus jogos. provando que Mega Drive não é só coisa de criança, embora tenha os jogos de temática Disney. O que poderia também ter desagradado os pequenos na época, inclusive a mim. Sendo que além da qualidade visual e auditiva desses jogos, havia a inspiradora qualidade de controle nas ações. O que nos fizeram a não largar esses jogos. Sair tacando bala enquanto os bandidos eram violentamente dizimandos como nos filmes, em Robocop V.S. The Terminator, ou então começar usando ténicas simples, como um rugido, e depois usufruindo de técnicas de ataques mais complexas, de patadas a golpes de judô, em The Lion King, eram coisas muito compensadoras para um perfeito entretenimento. Vale mencionar também o grande programador David Perry, que participou de toda essa repercussão.

O único ponto fraco da Virgin foi nos deixar orfãos de uma sequência de Aladdin ainda mais explosiva, pelo seu grande sucesso e um dos grandes exemplos de adaptação de um filme. Um Disney's Aladdin: The Return Of Jafar (O Retorno De Jafar, em português. Baseado na fita que foi lançada diretamente para as locadoras em 94) não teria sido nada mal.

A Virgin Games é uma das várias divisões do grupo Virgin, uma empresa fundada pelo milionário britãnico Richard Branson, que surgiu em 1981. Em 1994, passou a se tornar Virgin Interactive.
Jogos Indicados Pela Academia
The Lion King (1994) - Conjunto Da Obra
Disney 's Aladdin (1993) - Conjunto Da Obra
Robocop V.S. The Terminator (1993) - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Filme)
Mick & Mack As The Global Gladiators (1993) - Conjunto Da Obra
(Entre outros..)

Mestre Rubens Jr. Sobre A Entrega: Vale também uma menção a Disney Interactive, que veio logo depois assumindo seus jogos, já mandando bem com Toy Story em 1995.


Mestre Rubens Jr. Concluíndo Sobre O Encerramento da Cerimônia
- Me pareceu justa essa premiação. Mas foi um sacrilégio absoluto não terem mencionado a Tengen (Paperboy 2), Flying Edge (The Simpsons Series), Sunsoft (Batman).. nossa! São tantas.
  
Pois é.. a premiação foi longa. Ainda acordado? Então, meus parabéns, você chegou a nossa fase extra desta matéria. E obrigado por me acompanahar até aqui e não me ter me deixado premiando sozinho. Deus o abençõe.

PRÊMIOS DE CONSOLAÇÃO 
Todo mundo sabe que A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar, comete as suas injuistiças. E eu cometi contra mim mesmo. Senti que enquanto estava montando os Tops, deixei de fora duas empresas que eu considero muito de paixão, cara, aqui no peito eu juro.  Uma delas, foi a primeira que me veio na cabeça para construir esse Top mas acabei deixando de fora no final. É mole? Acontece, é a idade.
E a primeira delas vem agora.
TAKARA
Esta eu poderia deixá-la numa 12ª posição. Só para consolação. A Takara foi uma empresa corajosa. Ficou encarregada de trazer os pesadíssimos jogos de Neo Geo, com seus mais de 100 Megas de estoque, para o pequeno Mega Drive, um reles de 16 Bits. E reduzir tudo em 12 e 24 Megas de forma divina não era uma tarefa fácil. O maior destaque vai para Fatal Fury 2, que mescla características de Fatal Fury Special e sobresai como a melhor versão já lançada desse game por se aproximar bastante do original, técnicamente, e possuir melhorias na jogabilidade. Acréscimos significativos que podem gerar controvérsias  entre os fãs do Fatal Fury 2 original do Neo Geo em discussões calorosas sobre Arcade x Console.

Jogos Recomendados
Fatal Fury 2 (1993) - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperama)
Samurai Spirts (1993) - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperama)
Art of Fighting (1993) - Melhor Jogo Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperama)
CAPCOM
 Genesis Does What Nintendon't

 Começou namorando a rival Nintendo, comtemplada com a maior cobertura de jogos. Até chegar Street Fighter II no Mega Drive, muita água rolou. Vários adiamentos. Mas o resultado foi satisfatório e o jogo ganhou muitas adções, saindo no natal de 1993. SFII: SCE É considerado por muitos entusiastas a melhor versão de Street Fighter. Também, Street II: Champion Edition foi o jogo da série que mais bombou nos fliperamas Brasileiros. E a versão de Mega Drive, apesar de suas limitações, consegue superar, em jogabilidade, o clássico original. Usufruindo caracteristicas de seu sucessor, Street Fighter II Turbo, essa versão atualizada de Champion Edition pode se jogar com até 10 velocidades mantendo a, já perfeita, qualidade do controle intacta. E isso, nenhum Street Fighter que tem a opção Turbo como padrão, consegue fazer. A Capcom poderia ter feito muito mais pelo Mega Drive, sem dúvida. Como ter trazido conversões milagrosas de seus clássicos de pancadaria como: Super Street Fighter II X, Street Fighter The Movie, Street Fighter Zero, Vampire (Darkstalkers), Cadlacs & Dinossaurs e de X-Men V.S. Street Fighter, por exemplo. Só não o fez por que não quis. E esta ficaria em 11ª posição. Só pra consolar o choro da moça. E desculpa, Capcom, desculpa mesmo. - Você me perdoa? *oferece flores*

Jogos Recomendados
Street Fighter II: Special Champion Edition (1993) - Melhor Ambiente Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperama)
Super Street Fighter II (1994) - Melhor Ambiente Adaptado (Temática dentro do gênero: Fliperama)
The Punisher (1994) - Melhor Desafio

E essas últimas referências levarão seus prêmios numa próxima cerimônia sem piadinhas infames com Troféu Imprensa, por favor . Nem toda premiação é perfeita, como você pode ver. Montar um Top é gostoso mas é complicado. Uns gostam, outros não. E você sempre acaba esquecendo um nome ou uma obra. Eu odeio.. mas adoro. Dá dor de cabeça, mas dá pra se divertir. É isso.

Até um próximo episódio. 
Mestre Ryu 
Com Cometários Adcionais de Mestre Rubens Jr. (direto da TNT)


Legendas das Informações Adcionais
Jogos Indicados Pela Academia
(Título Do Jogo - Categoria)

E AGORA É A SUA VEZ 
(Atualização - 16/06/2011)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...