terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

[As 4 Estações] Dedo no Joystick de Verão: Dead Or Alive 2: Limited Edition (Dreamcast) - Postagem Comemorativa 10 anos: Extras de Colecionador

NESTA POSTAGEM

SIPNOSE OFICIAL
A MORTE DE UM LÍDER.. UMA NOVA AMEAÇA




A VIDA ANTES E APÓS DEAD OR ALIVE 2: LIMITED EDITION
(A.DOA:LE)
- 1996 -
- 1998 -

- 1999 -

(E.DOA:LE)
- 2000 - 

(D.DOA:LE)
- 2002 -
- 2003 -
- 2006 -
- 2010 -
- 2011 -


RESUMO DA SÉRIE POR SAGAS

SAGAS REGULARES
DEAD OR ALIVE
DEAD OR ALIVE ++
DEAD OR ALIVE 2: BETA
DEAD OR ALIVE 2
DEAD OR ALIVE 2: MILLENIUM
DEAD OR ALIVE 2: LIMITED EDITION
DEAD OR ALIVE 2: HARDCORE 
DEAD OR ALIVE 3
DEAD OR ALIVE 4
DEAD OR ALIVE: CODE CHRONOS
DEAD OR ALIVE: ONLINE
DEAD OR ALIVE: DIMENSIONS

SAGAS PARALELAS
DEAD OR ALIVE: XTREME BEACH VOLLEYBALL
DEAD OR ALIVE: XTREME 2 
DEAD OR ALIVE: BLACKJACK
DEAD OR ALIVE: PARADISE

CINEMA
DOA: VIVO OU MORTO

NOTAS DO AUTOR
O PROCESSO DE CRIAÇÃO
GALERIA DE IMAGENS
VÍDEOCLIPE


A MORTE DE UM LÍDER.. UMA NOVA AMEAÇA

No Século XX um grande líder foi assassinado. Seu nome era Fame Douglas, e ele foi o criador e patrocinador do lendário Dead Or Alive 1 World Combat Championship. Desde sua morte, o mundo se tornou caótico devido à falta de um grande líder como referência. No meio deste caos, o Dead Or Alive 2 World Championship foi anunciado. Entretanto, a verdadeira proposta do campeonato tinha sido extinta junto com seu criador. Muito pior: o organizador do evento era a pessoa responsável pela morte de Douglas. Essa pessoa, além de maléfica e cruel, era corrupta e sanguinária. Seu envolvimento com o campeonato causou terror e discórdia no mundo todo, resultando no terrível DESASTRE TENGU, que aconteceu no final do século.




Acompanhando a linha do tempo, nota-se que Dead or Alive teve uma evolução definitiva no segundo capítulo da série - sendo levemente realçado em animações nos jogos posteriores. Isso resulta na seguinte conclusão: Dead Or Alive 2 continua sendo o divisor de águas da série, e o Limited Edition é a sua visão mais complexa e definitiva.
LEGENDAS:

os anos estão sendo separados (entre parêntes) entre: Antes (A.DOA2:LE), Era (E.DOA2:LE) e Depois (D.DOA2:LE) de Dead Or Alive 2: Limited Edition

>>>> A. DOA2:LE <<<<


- 1996 -
DEAD OR ALIVE 

Plataforma: Arcade (SEGA MODEL 2) 
Conversões*: Playstation, Saturn
Características:
O primeiro jogo da série


Tomonobu Itagaki, dono da Team Ninja (Ninja Gaiden) se une a Tecmo, mais uma vez, para um projeto aos moldes de Virtua Fighter: surgia Dead Or Alive. Como diferencial, o jogo possuia técnicas que o distinguiam na jogabilidade: A inclusão dos Holds.

*INFORMAÇÕES DO FUTURO: A versões domésticas de Saturn (1997) e Playstation (1998) contaram com uma nova apresentação. A de Playstation, além da abertura, possuia algumas animações parecidas com os de Tekken no impacto dos golpes.

- 1998 -

DEAD OR ALIVE ++

Plataforma: Arcade (ZN)
Conversões: Playstation, Saturn
Características:
Upgrade do primeiro jogo

 DOA ++ traz características herdadas pela versão Playstation, como a inclusão da personagem Ayane.



- 1999 -
DEAD OR ALIVE 2: BETA

Plataforma: Arcade (SEGA NAOMI)
Características: A versão preliminar do segundo capítulo

A versão beta de Dead Or Alive 2 possuia algumas leves características de Dead Or Alive 1, embora já demonstrasse uma enorme estrutura superior.

16 DE OUTUBRO

DEAD OR ALIVE 2

Plataforma: Arcade (SEGA NAOMI)
Características: A versão pré-definitiva

A música de abertura é um arranjo da versão beta. As animações, detalhes da trama e cenários apresentam bastante diferença em relação a preliminar (Ex: era mais notável os estilhaços caindo da janela, quando um personagem é jogado num dos cenários, na versão pré-definida).
>>>> E. DOA2:LE <<<<

- 2000 -
DEAD OR ALIVE 2: MILLENIUM

Plataforma: Arcade (SEGA NAOMI)
Conversões: Dreamcast 
Característica: O pai da versão regular do Dreamcast

Este título traz uma abertura diferente do anterior. Com mais elementos que apresentam características da trama e da rivalidade dos personagens. E o que também trouxe a música Exciter, dando fama ao segundo album da banda Bomb Factory (de mesmo nome), disponível na abertura das duas versões de Dreamcast (versão regular e Limited Edition).

29 DE FEVEREIRO
DEAD OR ALIVE 2: LIMITED EDITION

Plataforma: Dreamcast
Características: A versão definitiva do sucesso

Acompanhe a análise: [As 4 Estações] Dedo No Joystick De Verão: Dead Or Alive 2: Limited Edition (Dreamcast) - Postagem Comemorativa 10 Anos



30 DE MARÇO
DEAD OR ALIVE 2: HARDCORE
Plataforma: Playstation 2
Características: Upgrade de Limited Edition

Inspirado nas versões Millenium e Limited Edition de Dreamcast. Foi um dos primeiros jogos de luta para o mais popular console da atualidade. Conta também com mais uma música da banda Bomb Factory, do album de mesmo nome: Deadly Silence Beach.

>>>> A.DOA2:LE <<<<

- 2002-

22 DE FEVEREIRO
DEAD OR ALIVE 3
 
Plataforma: X Box
Características: O sucessor de Dead Or Alive 2

A primeira e legítima sequência de Dead Or Alive 2 ainda mantinha características visuais do jogo anterior. Um lado positivo dessa sequência é que há finais e animações em CG mais estensas. Conta com a estréia dos personagens Christie e Brad Wong.

- 2003 -
23 DE JANEIRO
DEAD OR ALIVE: XTREME BEACH VOLLEYBALL
Plataforma: X Box
Características:
Lutadoras relaxam em novo Hobby

As lutadoras esqueceram as suas rivalidades na pancadaria e resolveram relaxar em um novo Hobby: o Volleyball. O jogo possui movimentos básicos de pulo e arremesso, seguindo a jogabilidade simplificada da série.

- 2004 -
3 DE NOVEMBRO
DEAD OR ALIVE: ULTIMATE 
 
Plataforma: X Box 
Características: Upgrade de Dead Or Alive 1 e 2
 
Foi o primeiro título da série com classificação para maiores de 16 anos (2 anos a mais em relação aos anteriores), devido ao conteúdo sensual mais exposto das lutadoras do que nos jogos anteriores (até opção de biquini passou a ter nas vestimentas). O pacote traz versões atualizadas de Dead Or Alive 1 e 2. DOA 1 traz gráficos renderizados do original (com uma abertura nova, bem parecida com a da versão Playstation e Saturn) e DOA 2: Ultimate conta com novos cenários, novas animações, uma abertura que faz menção a primeira versão dos Arcades e uma personagem nova, a karateca Hitomi, de DOA 3. Após o Dreamcast, o X Box passou a ser o videogame definitivo, focado pela Tecmo/ Team Ninja, para os lançamentos da série. DOA 2:Ultimate traz realces atualizados de DOA 2 que passaram a ser definitivos nas sagas regulares lançados para esse console (a começar pelo visual da tela de seleção de lutadores). Foi um dos primeiros jogos a utilizar o sistema X Box Live para competições.

- 2005 -
29 DE DEZEMBRO
DEAD OR ALIVE 4

Plataforma: X Box 360
Características: O capítulo mais polêmico do universo competitivo

O quarto Dead Or Alive ganhou ainda mais fama com os torneios ao redor do planeta - chegando a ter competições exibidas pela TV paga SKY. Algumas falhas de equilibrio dessa versão se tornram bastante expostos por competidores desses campeonatos. Dead Or Alive 4 se tornou um dos jogos de luta mais rentável dos campeonatos mundiais. E, a altura do campeonato, ganhou considerável notabilidade nos EUA, com este capítulo, em relação aos anteriores.

- 2006 -

Esta é a fase em que a série encara novas (e ainda mais ousadas) empreitadas

? DE JULHO

DEAD OR ALIVE: CODE CHRONOS

Plataforma: X BOX 360 ??
Características: Código Não Identificado

O suposto título foi anunciado em uma entrevista de Tomonobu Itagaki a revista Play Magazine. Ele revelou que estavam trabalhando num prelúdio que envolveria a história das persoangens entre Ayane e Kasumi antes do primeiro Dead Or Alive. Embora, nada mais foi definido depois.

INFORMAÇÕES DO FUTURO: O projeto foi oficialmente cancelado em 5 de Novembro de 2010 quando Yusuke Hayashi, o então cabeça da Team Ninja, revelou que não havia inspirações para dar continuidade.



22 DE NOVEMBRO

DEAD OR ALIVE: XTREME 2
Plataforma: X Box 360
Caracteristicas:
Kasumi entra no Pole Dance

Buscando popularizar cada vez mais Dead Or Alive às massas mais maduras, DOA: XTREME 2 traz as lutadores, já vistas como se fossem estrelas de cinema (como insinua a música de abertura do game), em situações ainda mais insinuadas ao feitiche do que nos jogos da saga regular. Algo dificilmente encarado por personagens do estilo, Games e Quadrinhos, com a colaboração de seus criadores - que costumam ser super protetores com a imagem, inicialmente definida, por seus personagens. Fato que isso gerou uma grande polêmica, tornando Dead Or Alive visto como algo mais love affair do que pelas suas origens, pancadaria com um tempero de sex appel. Se você é um fã que adora pausar o jogo para ver a calcinha da Kasumi, esse é o jogo que irá satisfazer a sua necessidade voyeur de ver a mulherada virtual mais a vontade. Este segundo jogo da série XTREME é um simulador que mistura esportes e interatividade visual.


7 DE SETEMBRO
DOA: VIVO OU MORTO
Com a crescente ascenção da franquia Dead Or Alive em terras ocidentais, a TECMO cedeu seus direitos a Hollywood para a produção de um filme baseado na série de videogames. DOA: VIVO OU MORTO, passou bastante despercebido por aqui, mais nos cinemas do que no DVD - ficou mais conhecido entre algumas reprises na TV Record. Mas oferece bastante entretenimento descompromissado que outras adaptações do gênero, como Street Fighter: A Últma Batalha e Mortal Kombat: A Aniquilação. Mesmo não se parecendo muito com o seu jogo de origem, há algumas referências perceptíveis pelos fãs da série (como a cena acima, lembrou?). Dentre os personagens mais parecidos, o destaque é a atriz Holly Valance como Christie, que, embora esteje no papel errado, é mais parecida com a personagem Tina Armstrong. A surpresa no elenco é Eric Roberts (O Cavaleiro das Trevas) como Dr. Victor Donovan, o vilão - pivô de muitas confusões - que nunca apareceu no videogame, a não ser através de informativos oficiais referentes à história do jogo. O filme é dirigido por Coren Yuen (Carga Explosiva).

- 2009 -
 
Itagaki: Não recebi os bonus por DOA 4, então, estou fora. Aos fãs, peço desculpas.

Itagaki não estava mais no páreo para bancar a série, desde sua saída em 2008. Mas a TECMO não deixou seus fãs na mão e permaneceu a investir em novos títulos.

10 DE JUNHO
DEAD OR ALIVE: BLACKJACK

Plataforma: iPOD & iPOD Touch
Características: A carta que não saiu da manga

O título que descreve o famoso jogo de apostas com cartas em Casinos, leva a personagem Kasumi como modelo. O sub-título The Kasumi Version também leva a acreditar que  haveriam outras versões baseadas em outras lutadoras da série.

INFORMAÇÕES DO FUTURO: Em fevereiro de 2010, a Apple Inc. retirou o jogo da Apple Store devido as novas regras de censura. Já que na propaganda, a Kasumi estava de biquini, e isso quebrava as regras de conduta do site envolvendo conteúdo erótico.

24 DE AGOSTO
DEAD OR ALIVE: ONLINE

Plataforma: PC  
Características: O evento que ainda não se completou


A edição exclusiva para PCs foi inicializada em 2008, numa parceria entre a Tecmo junto a sua representante Chinesa, Tecmo Koei, e a Liveo Studio. A pretensão do título foi investir nas novas ferramentas de interatividade online (o MMO) junto a elementos de diversas modalidades que envolvam competição entre jogadores pelo mundo. Foi cogitado uma prévia da produção durante a abertura das olimpiadas de Beijing em 2008. Presume-se que a Tecmo tenha cancelado o projeto, sua última previsão foi para o lançamento em 9 de Janeiro de 2011.  Levando em cosideração o ambiente, será que o título, se desengavetado, exploraria minigames de evolução dos persoangens ?


- 2010 -

30 DE MARÇO
DEAD OR ALIVE: PARADISE 

Plataforma: iPod
Características: XTREME nos iPod
A versão portátil de DOA: XTREME 2 traz uma nova gatinha: Rio.

- 2011 -
27 DE MARÇO
DEAD OR ALIVE: DIMENSIONS
Plataforma: Nintendo 3DS
Caracterísiticas: Dead Or Alive encontra a era do Avatar

Se tem um jogo de luta que está buscando tecnologia avançada em sua interatividade, este jogo é a saga Dead Or Alive. Dead Or Alive: Dimensions, o mais recente título da série previsto para Março deste ano, é o primeiro a ser lançado para uma plataforma da Nintendo.Foi inicialmente entitulado de Dead Or Alive 3D e foi anunciado em Junho do ano passado na E3. A interatividade através do toque possibilitará ataques especiais. As últimas informações (6 de Janeiro) citaram a inclusão do Chronicle Mode, opção que interage com a história do jogo. Há também um cenário inspirado no título Metroid: Other M (Team Ninja/ Nintendo) com a presença do dragão Ridley e a protagonista, Samus Aran. Parece que, além dessa nova parceria entre Tecmo e Nintendo, uma nova interatividade está por vir para balancear o universo da franquia Dead Or Alive.
 



RESUMO DA SÉRIE POR SAGAS
SAGAS REGULARES
DEAD OR ALIVE
DEAD OR ALIVE ++
DEAD OR ALIVE 2: BETA
DEAD OR ALIVE 2
DEAD OR ALIVE 2: MILLENIUM
DEAD OR ALIVE 2: LIMITED EDITION
DEAD OR ALIVE 2: HARDCORE 
DEAD OR ALIVE 3
DEAD OR ALIVE 4
DEAD OR ALIVE: CODE CHRONOS
DEAD OR ALIVE: ONLINE
DEAD OR ALIVE: DIMENSIONS



SAGAS PARALELAS
DEAD OR ALIVE: XTREME BEACH VOLLEYBALL
DEAD OR ALIVE: XTREME 2
DEAD OR ALIVE: BLACKJACK

DEAD OR ALIVE: PARADISE
CINEMA
DOA: VIVO OU MORTO

O PROCESSO DE CRIAÇÃO

Tudo começou em 2007. Foi um processo complexo. Desde o começo, eu estava certo a idéia de uma análise de Dead or Alive 2 de Dreamcast e de também ser o primeiro artigo dedicado a um jogo para o console. Eu não sabia ainda por onde começar, apenas peguei a imagem do artwork oficial de Ayane (que estampa a capa da postagem anterior no blog, com os 10 anos) com algumas idéias. O artigo seria, inicialmente, com linguagem madura (acima de 18 anos) e com mais críticas diretas (ou indiretas) ao que não gostam da jogabilidade da série. O artigo estava previsto para sair em primeira mão, inicialmente, no site Brasileiro DOAONLINE, que na época, era DOABRASIL.
Em 2009, alguma coisa estava saindo, mas ele teve que ser engavetado, por hora, devido a inesperada (e infeliz) notícia referente ao meu maior ídolo da música, Michael Jackson. Desde então, resolvi prestigiar o astro com diversas homenagens - incluindo artigos, envolvendo o filme Moonwalker e os jogos inspirados, com pequenos pequenos videoclipes utilizando imagens e cenas das produções O evento adiou outros projetos, como a análise de Kaiser Knuckle.

No decorrer da caminhada, algo no meio havia mudado também, o artigo não seria mais baseado na versão regular de Dead Or Alive 2 mas sim na versão definitiva: Limited Edition. Embora eu reconheça que tenho melhor conhecimento da versão regular do que a versão limitada. Limited Edition mereceu ser lembrado para incluir mais informações e também pelo, já previsto, atraso no lançamento do artigo especial dedicado aos 10 anos deste influente episódio.


Já com o processo de criação de Extras de Colecionador, aconteceu o seguinte: Enquanto eu fazia a linha do tempo apresentando os jogos da série, passei a ter idéias de descrevê-lo como se estivesse comentando sobre eles na época de lançamento. Mas, como achei que ficaria muito confuso, então, decidí fazer uma mistura - como na parte em que fala das versões caseiras de Playstation e Saturn de DOA1 apenas acrescentei uma nota abrindo desta forma: Informações do Futuro. As conexões Antes, Era e Depois foram claramente baseadas nos anos de acordo com o nascimento de Cristo.

GALERIA DE IMAGENS
Aqui você confere uma galeria de imagens de divulgação do artigo - que inclui também duas versões apresentadas em 2009, com previsão para 2010.



 

VÍDEOCLIPES
Confira aqui, 3 videoclipes. Um foi editado por mim (para efeitos de divulgação) e outros dois são videoclipes recomendados.

RECOMENDADOS

Dead Or Alive - Natalie Imbruglia - Wishing I Was There


O videoclipe , com o tema Wishing I Was There da cantora inglesa Natalie Imbruglia, famosa nos anos 90, é do português The Angel Shiva (membro do X Box Team Portugal). Eu gostei tanto desse videoclipe que cheguei a convidá-lo a participar do projeto de divulgação do artigo com videoclipes, possivelmente uma versão mais voltada a DOA 2 com a mesma música, ele editaria e eu dirgiria. Como não havia nenhuma idéia em planejamento no tempo certo, acabamos não fazendo.

DEAD FANTASY

Este vídeo é parte de uma série com personagens de Final Fantasy e Dead Or Alive num Crossover feito para fãs e alunos de computação gráfica babarem. O mérito todo é do autor Monty Oum, hoje deve ter uns 29 anos. Seu trabalho chamou a atenção de empresas como a Midway (1988-2010) e Bandai Namco (o qual atualmente trabalha).

OFICIAIS (PROMOCIONAIS DO ARTIGO)

Ultra Mega (Powerman 5000): Dead Or Alive 2: Limited Edition - Postagem Comemorativa 10 Anos



Esse vídeo de divulgação surgiu em mente na hora, após a divulgação da análise de DOA 2:LE no dia 7
. Havia outras músicas na pauta (Até mesmo Take A Toke do C&C Factory). Mesmo com os recursos limitados do Windows Movie Maker, até que deu pra sair algo como eu queria mostrar - focar a rivalidade entre os personagens (com cenas do DOA 2: versão beta também) em meio a um cenário futurista e caótico (afinal, esse é a idéia da sipnose oficial de DOA 2). Busquei combinar cores e rítimo na edição.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...