terça-feira, 12 de outubro de 2010

Retrodia das Crianças na Blogsfera Gamer: Retrolândia para a Criançada - Jogos Clássicos do Mega Drive

Hoje é dia das crianças. Em parceria com a afiliada GLSToque, este projeto de larga escala visa não só homenagear o dia como também implementar indicações de bons jogos, de gerações anteriores, às crianças e a importância de seus temas e praticidade para as mesmas.
Mestre Ryu


NESTE TÓPICO
TCHAM, TCHAM, TCHAMM..
Presentes..Muitos Presentes






RETROLÂNDIA PARA A CRIANÇADA#1
SONIC THE HEDGEHOG: ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS
POR TIO LÉO



RETROLÂNDIA PARA A CRIANÇADA#2
ESCALÂNDIA TEMÁTICA

POR TIO MESTRE RYU


1) RACIOCÍNIO
COLUMNS
SOKOBAN

KRUSTY'S SUPER FUN HOUSE



2) ESPORTES
CALIFORNIA GAMES


3) ECOLÓGICOS
ECCO THE DOLPHIN
GLOBAL GLADIATORS
FLICKY


CRÉDITOS

RELAÇÃO DE PARTICIPANTES DO EVENTO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RETROLÂNDIA PARA A CRIANÇADA#1
SONIC THE HEDGEHOG: ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS



POR: TIO LÉO
Crianças, dedico esta matéria a todas vocês. Por meio dela, queria recomendar um jogo: Sonic the Hedgehog. Espero que gostem! Também espero que eu consiga despertar uma curiosidade em vocês, para que fiquem com vontade de experimentar esse incrível jogo. Aproveitem!


Dr. Eggman é um cientista louco que quer dominar o mundo usando as Esmeraldas do caos, que são artefatos muito poderosos. Ele monta sua base na ilha em que Sonic (o nosso herói) mora. Eggman transforma os moradores da ilha em robôs escravos. Sonic não gosta nada dessa história, e resolve por um fim nos planos do cientista.


Temos aqui um belíssimo jogo de aventura. Somos presenteados com um lindo visual, colorido e vivo, o que com certeza agradará as crianças, sem contar na variedade de cenários. As animações são bastante fluidas, melhorando o andamento da aventura, dando mais vida ao game ao se percorrer os cenários, não deixando as crianças cansadas do visual.


Corra! Corra! Corra!


As músicas agradam tanto os adultos quanto as crianças. As composições foram feitas para contracenar com os cenários e situações, embalando sua jogatina em perfeita harmonia. Elas também não cansam, pois elas são suaves e agradáveis, ótimas para a criançada. Não as deixam estressadas nem em clima pesado, encorajando os pequenos a continuar.



Olha! Um anel gigante! Eles nos leva à...

...um Special Stage, onde podemos coletar as Esmeraldas do Caos.


Nada de controles complicados, comandos mirabolantes e combinações impossíveis por aqui. Temos uma fórmula simples, porém eficaz e divertida (o que é o mais importante): podemos só apontar, correr e pular. Estamos falando de um jogo bidimensional,com o objetivo de chegar de um ponto ao outro da fase. O que pode ser mais divertido do que fazer esse trajeto correndo feito louco? Quem disse que para um jogo ser bom, ele dever ser complicado? Os pequenos vão amar se sentir no controle da situação, pois os controles são simples e com poucas variações.

Como todo bom game, temos a presença dos chefes. Eles requerem um pouco mais de atenção e estratégia. O que vai testar e desenvolver a coordenação motora e o senso estratégico da garotada. Mas nada que um empurrãozinho dos mais velhos não dê conta.



Falando em chefes, olha um aqui!


Sonic the Hedgehog é um jogo bonito, com visuais e temas variados, músicas bem orquestradas, controles simples e desafio moderado, porém um pouco alto para os menores, mas nada que outro empurrãozinho mais veterano não resolva.


Considero esse um ótimo jogo para as crianças, vai ajudar no desenvolvimento das noções básicas de raciocínio e reflexo, além de divertir bastante. Recomendo esse jogo pois, além dos motivos já citados acima, ele também vai mostrar para a criançada como um verdadeiro jogo é, além de acrescentar ao uma nova palavra no vocabulário dos pequenos: CLÁSSICO.




Feliz Dia das Crianças!
----------------------------------------------------------------------------------------------
RETROLÂNDIA PARA A CRIANÇADA#2
ESCALÂNDIA TEMÁTICA DO MEGA DRIVE





POR: TIO MESTRE RYU


Olá, criançada. Decidi fazer uma coisa diferente para vocês, baixinhos, que nos acompanham: selecionei alguns dos melhores jogos recomendadíssimos. Usando o sistema Mega Drive como base, fiz uma escala de temas envolvendo jogos que mais joguei na infância, baseadas em 3 critérios: Raciocínio, Esporte e Ecologia. O sistema Mega Drive é o videogame o qual tive mais tempo de experiência. Conheço o console desde os 9 anos de idade. Isso daria uns 17 anos de experiência. Toda escolha dependeu da ambientação e prática proposta por cada jogo.
1) RACIOCÍNIO
COLUMNS

TÍTULOS ALTERNATIVOS: JEWELS
ANO:
1989 
CONSOLES:
MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM E OUTROS

 CONSOLES: MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM

FABRICANTE: SEGA
DISTRIBUIDORA:
SEGA
Memória: 4 Megabits



Este jogo da fabricante SEGA veio no embalo do jogo Tetris, da fabricante rival Nintendo, criado por um grupo de Russos durante a década de 80.
Por que este jogo deve ser recomendado?
Este é o tipo de jogo certamente seria recomendado pelos psicólogos. O jogo lida com organização de objetos, planejamento e reflexo. Toda a atenção voltada para a tela é pouco. É preciso prestar atenção na sequência de cores combinadas a se encaixar. Trabalhar a orgaização é também trabalhar a criatividade e quem é organizado tem metas determinadas a cumprir na vida, tem emprego e relacionamentos mais estáveis.
SOKOBAN

TÍTULO ORIGINAL: Shijou Saidai no Soukoban
ANO: 1989
CONSOLES:
MEGA DRIVE, NINTENDO, DOS

FABRICANTE: TINKING RABBIT
DISTRIBUIDORA:
SEGA

Memória:
4 Megabits

VERSÃO ORIGINAL DE DOS

Dentre os jogos que mais joguei desta lista do Mega Drive durante a infãncia, a excessão é essa versão de um clássico, aparentemente desconhecido por aqui, chamado Sokoban. Jogo que só conheci de uma raríssima versão através do Magic Computer PC 95 (um computador portátil compatível com jogos do Nintendo 8 Bits e com a possibilidade de programar em Basic). Pesquisando o nome do jogo e informações, esta versão de Mega Drive me veio como uma surpresa. Sokoban ( ou Sōkoban 倉庫番 no ideograma japonês) significa Depositário. Seu papel é organizar caixas dentro de um armazém. Versão reprogramada do original de 1983 para DOS.

Por que este jogo deve ser recomendado?
Claro que carregar caixa é uma profissão muito pouco ambiciosa para o futuro de uma criança de classe média. A grande sacada aqui é o quebra-cabeça e a simulação de um trabalho que, convenhamos, haja desgaste físico.




KRUSTY'S SUPER FUN HOUSE

ANO: 1992
CONSOLES:
MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM, SUPER NINTENDO E OUTROS

FABRICANTE: FLYNG EDGE
DISTRIBUIDORA:
ACCLAIN ENTERTENIMENT / TEC TOY (BRASIL)

Memória: 8 Megabits (Mega Drive)


RÁPIDO.. SIGAM-ME OS BONS. 1,2..1,2..1,2..

Por que este jogo deve ser recomendado?

Matar animais não é algo exemplar..mas, cá entre nós.. ratos são ASQUEROSOS e Simpsons pode ser algo politicamente INCORRETO para menores - mas a criançada é muito mais esperta hoje em dia. Vocês, pais, sabem disso. O lance neste jogo é desenvolver a criatividade e a atenção - criando o caminho correto para guiar os ratos até as suas armadilhas, todo cuidado é pouco.



2) ESPORTES
CALIFORNIA GAMES

ANO: 1991
CONSOLES:
MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM E OUTROS

FABRICANTE: SEGA
DISTRIBUIDORA:
SEGA/ TEC TOY (BRASIL)

Memória: 4 Megabits (Mega Drive)

Por que este jogo deve ser recomendado?

A construção de uma mente saudável também depende da socialização, e o esporte pode ser a garantia de auxiliar essa expansão. O esporte ajuda, além de desenvolver a mente, o corpo e a auto estima de todo ser humano. California Games é um simulador que leva como tema uma coletânea de diversos esportes - o que pode inspirar muitas crianças desta geração, que já nasce inteirada com jogos eletrônicos em todo lugar.


3) ECOLÓGICOS
 ECCO THE DOLPHIN


 
ANO: 1993
CONSOLES:
MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM E OUTROS

FABRICANTE: NOVOTRADE/ SEGA
DISTRIBUIDORA:
SEGA/ TEC TOY (BRASIL)

Memória: 8 Megabits (Mega Drive)


Em tempos de Free Willy nos cinemas do mundo e a campanha ECO 92 em terras cariocas, a SEGA investe nesta aventura de conscientização ecológica maior do que Sonic. 
Ecco em HD: Ilustração é homenagem de um artista gráfico, fã do jogo
Por que este jogo deve ser recomendado?
O jogo mostra uma simulação regular sobre como é o relacionamento dos seres vivos marinhos e o mar.
FLICKY

ANO: 1989 
CONSOLES:
MEGA DRIVE
FABRICANTE:
SEGA
DISTRIBUIDORA:
SEGA/ TEC TOY (BRASIL)

Memória: 4 Megabits (Mega Drive)
Por que este jogo deve ser recomendado?
Aparentemente é mais apreciado pelas meninas. O jogo é um demonstrativo da cadeia alimentar: o gato come passarinho. O objetivo de Flicky para terminar o estágio é correr dos gatos e salvar todos os filhotes, guiado-os até a saída.
GLOBAL GLADIATORS

TÍTULO ORIGINAL: MICK & MACK AS THE GLOBAL GLADIATORS
ANO:
1992

CONSOLES: MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM E SUPER NINTENDO (BETA)
FABRICANTE: VIRGIN GAMES
DISTRIBUIDORA:
SEGA/ TEC TOY (BRASIL)

Memória: 8 Megabits (Mega Drive)

Embalado por outros títulos do Mega Drive, como Capitain Planet e Awesome Pussum, a Virgin Games traz este jogo com animações bastante sofisticadas, feitas a mão, cuja técnica foi aproveitada também em outros jogos, como Disney's Aladdin. Outro destaque vai para a excelente trilha sonora, bem a cara dos anos 90, e com vozes digitalizadas nas músicas, inclusive, mistura vários estilos alternativos de Rap & Hip Hop, com referências a Dance, Blues e Techno,  é composta por Tommy Tallarico (conhecido também por organizar a turnê Videogames Live).

ATENÇÃO CRIANÇADA 
Comer no MC Donalds, loja o qual patrocina este jogo, não é saudável e engorda; e comer carne também contribui para o aumento do aquecimento global (Ex: Hamburguers). Apesar da campanha alimentar negativa, ele possui uma história, envolto em sua aventura de fantasia com referência às histórias em quadrinhos,  positivas na prática e na história do jogo.
UOOOOAAAA...


Você está pronto?


o gênio por trás deste jogaço: hoje com 42 anos
O jogo foi programado pelo talentoso David Perry (MDK, Eartworm Jim) , vencedor de vários prêmios. Ele também foi Co-comentarista de um famoso programa Inglês de videogames dos anos 90: GamesMaster (veja os vídeos do programa no meu canal do You Tube).
Consciência ecológica em forma de aventura em quadrinhos: este encarte de divulgação é bem parecido com aquelas ilustações que ficam na bandeja do MC Donalds
Por que este jogo deve ser recomendado?
Em tempos de aquecimento global (filme Avatar e o dia da Terra, 22 de Abril, estamos aí) não existe melhor indicação do que este jogo. Os personagens precisam deter a poluição - enfrentando monstros compostos de sujeira em 4 tipos de mundo. Inclusive jogar utensilios como papel, vidro e ferro em suas respectivas latas de lixo - durante os Estágios de Bônus (Bonus Stages). Além disso, a dupla de protagonistas possuem uma relação de amizade interrracial. O personagem que você começa o jogo, automáticamente, é negro (raridade nos games) e também pode se escolher o amigo branco: respectivamente, os persoangens são Mick e Mack. O jogo é muito bem animado, colorido e RETROmoderno.

O MC Donalds: apesar de políticamente incorreta, promoveu este jogo, políticamente correto (irônico, não?)

****************************************************
CRÉDITOS
RELAÇÃO DE PARTICIPANTES DO EVENTO






COSMIC EFFECT
DIMENSÃO X
GAGÁ GAMES
GAMESPORTEMANIA
GLSTOQUE
MACHO GAMER
MUSEUM DOS GAMES
NOTA ZERO GAMES
O GAMER
PASSAGEM SECRETA
POINT GAMES BRASIL
PUFF PUFF ROOM
RETROPLAYERS
SANTUÁRIO DO MESTRE RYU
TECNICAMENTE
THE FOUR ON
THE TWOSDAY CODE
VÃO JOGAR!
ZIRO VIDEO GAME NERD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...