Em Destaque

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Video Music Awards 2009: o melhor e o pior

A Noite foi do Pop
A 15ª edição do Vídeo Music Awards aconteceu no domingo (dia 13), há duas semanas, gerando algumas polêmicas que vão fazer a sua história.

Destaques:
O Pior
Kanye West – Invadiu o palco durante o momento em que a cantora Country Taylor Swift recebeu o seu prêmio como melhor videoclipe feminino pelo hit You Belong With Me (a qual chegou a gravar uma peformace especial num metrô). Em meio ao seu discurso de agradecimento, West tomou o microfone para declarar que quem deveria ganhar era Beyoncé: Estou realmente feliz por você, mas Beyoncé tinha um dos melhores vídeos de todos os tempos, protestou o rapper.
Deu pena da garota, que ficou sem nenhuma reação na hora, e raiva de West, que saiu como o vilão da história, mas ele assumiu em sua página pessoal na Internet que errou: errei por ter ido ao palco e roubaubado o momento dela!, declara. West foi sonoramente vaiado após o ocorrido, e encontrado bebendo álcool no tapete vermelho, sendo expulso.



Tanya Swift não se apresentou ao vivo, mas gravou uma peformace especial de You Belong To Me, especialmente para o evento.

Montagens de Kanye West já viraram hit na Internet, há até um site de montagens dedicado ao acontecimento: http://kanyegate.tumblr.com


Muse – a apresentação mais fraca da festa. Áudio baixo e apenas um show de luzes. Dava sono.

O Melhor

Lady GaGa – Sua peformace nos palcos do evento VMA não foi nada mal. A teatral apresentação, de uma das novas revelações, acabou garantindo a sua entrada no Hall dos momentos mais polêmicos da história da premiação. Em meio aos momentos decisivos da versão ao vivo da música Paparazzi, Lady sai toda ensangüentada, simulando a própria morte no palco (seria alguma crítica subjetiva à obsessão?). Isso gerou polêmica entre os especialistas que analisaram sua apresentação, mas apesar de ousado (e aparentemente exagerado) ela se mostrou uma artista criativa. E como seus fãs devem saber, criatividade é um ponto característico da cantora, isso se justifica pelos seus trajes exóticos. Durante o evento, ela aparecia com um vestiário novo a cada momento, chegava a ser engraçado de tão incomum. Há muito tempo que não aparecia uma poser tão divertida e chamativa nesse ramo do show business.


Durante a exibição na MTV Brasil, numa discussão entre Didi Ferreira e a VJ, e cinéfila, Marina Person, Didi comparou os fãs de Lady Gaga aos fãs de Pink, declarando que quem gosta de Pink também gosta de Lady GaGa. Pink também garantiu uma das apresentações mais legais, embora não tanto quanto Beyoncé e Lady GaGa.



Beyoncé - ficou pasma com a invasão de Kanya West, ao invadir o momento de comemoração de Tanya Swift, mas ao ganhar o prêmio de melhor videoclipe, posteriormente, fez os seus agradecimentos e cedeu gentilmente espaço para que a moça para que terminasse as suas declarações. Boa, diva! Além disso, a já experiente Beyoncé fez a melhor apresentação da noite.


This Is It – Fizeram uma homenagem e tanto ao Michael Jackson (mais do que merecido).
Madonna foi ao palco fazer a suas declarações e Janet Jackson cantou e dançou algumas músicas do eterno rei do Pop, como a música Scream. Momentos chorosos.


O trailer do musical Michael Jackson: This Is It foi exibido entre as prévias de cinema ao fim do evento. O primeiro trailer de filme foi o segundo da saga Crepúsculo (Crepúsculo: Lua Nova), saudando as fãs de Stephenie Meyer.


Anota aí: This Is It, segundo a Sony Pictures, ficará em cartaz por 2 semanas. O filme estréia mundialmente no dia 28 de Outubro. Os ingressos começaram a serem vendidos no dia 27 de Setembro. Já é possível cadastrar seu E-mail no site oficial para receber as notícias. Se você é fã do rei do pop e quer assisti-lo no cinema, cola lá, depressa:

Site Oficial

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Em memória de Patrick Swayze (1952 - 2009)


Há um ano o ator Patrick Swayze (57) foi diagnosticado com um cancer. Esta desgraçada doença que mata milhares de pessoas ao redor do mundo.
Tablóides maldosos declaravam que o ator já estava morto, e outras, que ele só tinha apenas 6 meses de vida. O próprio Patrick teria declarado, ainda em 2008, na rede ABC à Barbara Walters, que só teria apenas 2 anos de vida (Eu diria que cinco anos seriam bem desejáveis. Dois anos parecem prováveis se você acredita nas estatísticas. Eu quero durar até que se descubra uma cura - Palavras do ator). O mesmo ficou muito chateado com o que se comentavam negativamente sobre sua saúde, e dizia que estava vivendo muito bem. Os médicos também declaravam que sua recuperação estava sendo um milagre. Infelizmente quando a doença se alastra ela fica extremamente difícil de reverter, foi o caso também de Farrah Fawcett, uma das panteras da série dos anos 70 e mostrou-se batalhadora até o fim dos dias, que nos deixou em 25 de julho, mas que não chegou a chamar tanta atenção por coincidir no mesmo dia da abalável notícia de que o rei do pop também nos deixou.

Grandes ídolos bastante queridos pelo público estão indo: primeiro o maior de todos, Michael Jackson, agora o Patrick Swayze. Definitivamente não está sendo um ano bom. Tudo o que devemos fazer é: rezar por nós, pelas nossas famílas e por todas as pessoas do mundo.

Mas não devemos nos desabar em tristezas, vamos relembrar os momentos da carreira de Patrick Swayze (que fez o que gosta até o dia de sua morte).
Em,1987 , Patrick aproveitou seus dotes reais de dançarino ao atuar em seu primeiro grande sucesso: Dirty Dancing - Rítimo Quente.
Em 1990, viveu o romântico Sam Wheat em Ghost – Do Outro Lado da Vida (um dos primeiros filmes que vi na vida). Coincidência ou não, o seu personagem morre na história. Vivendo como um fantasma, após ser asassinado, encarna no corpo da paranormal Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg – Vencedora do Oscar de atriz coadjuvante) numa das famosas seqüências, para conversar com a sua amada Molly Jensen (Demi Moore).
Em 1993, foi dirigido por uma das futuras cônjujes de James Cameron (Avatar),Kathryn Bigelow , em Caçadores de Emoção, vivendo o vilão Bodhi, ao lado de Keanu Reeves.
Em 1995, Patrick quebrou a sua imagem de galã e foi além, interpretando uma divertida Drag Queen, Vida Boheme, em Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar, ao lado de Wesley Snipes e John Leguizamo. O filme seguia a onda de comédias do estilo, como Priscila - A Rainha do Deserto (1994) e Birdcage - A Gaiola das Loucas (1996 - refilmagem do filme Italiano de 78).
Seu último trabalho foi neste ano com a série The Beast, exibido pelo canal pago AXN. Durou apenas uma temporada.


Patrick vivia há 34 anos casado com uma mesma mulher, Lisa Niemi, sua namorada na adolescência. Uma fidelidade rara em Hollywood.

sábado, 5 de setembro de 2009

Tutoriais para Informática# 1: Adobe Ilustrator CS4




Adobe Ilustrator CS4
(Vetorização e Efeitos 3D)

Antes de iniciar sobre o que se precisa fazer para desenhar no Adobe Ilustrator é preciso antes apresentá-los a função técnica dele:
Sobre o Adobe Ilustrator

O programa é um editor de imagens vetoriais (que nem aqueles gráficos estranhos que se vê em games clássicos como Out Of This World e Flashback: The Quest For Identity) e animação 2D. É uma recomendação para quem quer trabalhar com design gráfico (ou computação gráfica, se preferir). A sua estrutura é bem parecida visualmente com o famoso Adobe Photoshop. Há algumas simulações em 3D que se pode fazer com imagens, isso será explicado mais a frente. A versão utilizada aqui é a mais recente até então: CS 4.

Começando

Acompanhe a foto e as descrições
Antes da vetorização você deve fazer alguns passos:
1 – Vá em File > New (novo) ou Print Document
2 – Deixe na opção padrão do programa (o utilizado foi o Adobe Ilustrator CS 4) com New Document (Novo documento) > Print (Impressão), Units (Unidade de medida) > Points, Orientation (Orientação) > 1ª Opção e Size (resolução) > Letter (carta). Em name (untitled-1), a mudança de nome do arquivo é opcional. Clique em OK.
3 – Abra uma imagem em File (arquivo) > Open (abrir) ou File > Place (Importar)

Área de Trabalho do Ilustrator

Tool Box (Caixa de Ferramentas): É aonde se encontram todas as ferramentas necessárias de criação e edição das imagens vetoriais. Note que há um pequeno triângulo em cada grupo de ferramentas localizado na ponta inferior direita mostrando que há um grupo específico referente aquela ilustração da ferramenta. Clique e segure por 1 segundo, você encontrará um grupo de ferramentas ao lado.
Dicas: Para facilitar a utilização da caixa de ferramentas, clique com o direito do mouse numa das ferramentas e puxe para a direita, você verá todas as opções de ferramenta dessa caixa selecionada. Segure o botão direito até uma pequena seta (tearsoff) e solte. Pronto, não precisa ficar clicando numa determinada ferramenta sempre segurando com o botão direito, ele estará sempre na tela.
Control Palette (Paleta de Controle): Varia dependendo do objeto selecionado.

Demais Paletas: Cada paleta possuí uma função específica. Ali podem se encontrar configurações da paleta de controle como cor, stroke (nível de engrossamento de linha ou trilha), Layers (Janelas) ou opacity (opacidade – para determinar o nível de transparência do objeto) .

Artboard: Local que será mostrado na impressão

Coisas indispensáveis que você precisa saber:
Selection Tool (ferramenta de seleção) e Direct ou Group Selection (seleção direta ou em grupo): Seleciona um objeto por completo (Selection Tool) ou uma parte do objeto (Direct Selection) ou um grupo (Group Selection) da trilha traçada ao clicar num ponto. Direct e Group fazem parte de um mesmo grupo de ferramentas.
Pen Tool (P) (Ferramenta Caneta), Add Anchor Point (+) (Adcionar ponto de âncora) e Convert Anchor : O de sigla (P) é a ferramenta que você utiliza para cria o path (trilha), para formar os pontos de vetorização; usando o (+) é adcionada mais uma âncora dentro de uma trilha traçada pela caneta; Convert Anchor serve para movimentar a trilha ao se clicar num ponto de âncora.
Na caixa de Paleta de Controle é possível ver a opção convert (conversão). Ali você poderá alternar entre converter uma âncora selecionada (com a ferramenta convert), clicando em 2 pontos da trilha, entre curvas com pontas (corner) e lisas (smooth).
Vetorizando
Você pode fazer um Sonic tão bom quanto esse

Para construir um desenho você deve vetorizar curva por curva usando a ferramenta caneta (Pen Tool), utilize a Pen Tool (P) para vetorizar. Cada curva que caracteriza o personagem precisa ser gravada em separado por camadas (layers), você encontra essa opção na parte de demais paletas (Foto na etapa Área de Trabalho), vá em criar nova camada (Create New Layer) para adcionar uma nova.
Não se esqueça de adcionar um cadeado (Lock) na imagem que você adcionou, ao criar uma segunda Layer em demais paletas, basta dar um clique no quadrado ao lado do olho ativado que permite a visibilidade (Toggle Visibility). Opte pela segunda Layer para começar a vetorizar o desenho (clique no ícone do novo layer criado, para a pen tool funcionar). Isso tudo faz o seu projeto ficar mais organizado.
Para verificar pequenos detalhes durante a vetorização, utilize a ferramenta Zoom. Utilize os atalhos do teclado, CTRL + ou CTRL – simultaneamente, para aumentar ou diminuir respectivamente.

É importante muito detalhamento na vetorização (entre uma peça de roupa, dedo ou cabelo de um desenho complexo) para que o traço não fique deformado, uma curva que era pra ser lisa e fica quadrada por exemplo, ou com complicações na hora de pintar, por causa de uma ponta que não foi terminada adequadamente – a solução mais eficaz não é exatamente fechar pontas como no Paint, ele algumas vezes segue aonde está conectada uma outra ponta em que foi utilizada a ferramenta Pen Tool. Por ex: Se você terminou de vetorizar a cabeça do Sonic na parte direita, e terminou uma outra ponta na esquerda, se utilizar a caixa de cor ela pode preencher, acidentalmente, os espaços entre as duas Âncoras (Anchor Point).

Para adcionar efeitos detalhados de iluminação, poeira, sombra e etc, você tem a opção Gradient (Declive ou Gradiente). Verifique se essa opção está ativada em Window (Janela), depois vá em Object (Objeto) e clique em Create Gradient Mesh (Criar rede de Gradiente) sobre a peça selecionada. Ali você encontra Rows (linhas) e Columns (colunas) aonde você modifica os valores em que o Mesh será aplicado. Em Apearence (aparência) você escolhe entre borda (Edge), Center (centro) e Flat (estável); em Highlight (iluminação) você varia a porcentagem dessa influência sobre a peça. Deixe a opção Preview (prévia)marcada para ver as transformações.
Clique agora na ferramenta Mesh Tool e vá diretamente à uma ponta de âncora (anchor point) e clique para ativar o Mesh. Escolha uma outra cor como teste e clique no ponto. Cada ponto clicado vai se criando uma mancha de cor. Essas manchas podem ser direcionadas com a ferramenta handle (cabo), direcione o cabo com o Convert Anchor Point Tool (ferramenta conversor do ponto de âncora). Clique fora de um ponto com o Mesh Tool para adcionar outros pontos.


O Sonic é um dos trabalhos mais difíceis a se fazer no Ilustrator. Mas você pode praticar começando com coisas simples como: criar símbolos da Nike (foto acima).

Criando efeitos 3D

Você quer desenhar uma garrafa feito essa?
Em Effect > 3D você encontra essas opções:
1 - Extrude & Bevel (Constrói um relevo)
2 - Revolve (cria um formato de baixo pra cima)
3 - Rotate (Rotaciona o desenho sem nenhum relevo)
Abra no Ilustrator uma imagem de uma garrafa ( como essa acima ), Dê um cadeado na layer que você utilizou para gerar a imagem e crie uma nova.

Criando uma forma de garrafa em 3D

Com o Revolve: Use a ferramenta Pen Tool para vetorizar apenas a parte direita da garrafa, selecione com a ferramenta Selection Tool, depois aplique a ferramenta cor e por fim aplique a opção Revolve.
Você pode mecher na posição da molde clicando num cubo que aparece abaixo de Rotation em 3D Revolve Option, ou adcionar valores em graus à ele ao lado. O mesmo é possível a outras duas opções de efeitos 3D.
As demais partes, como a tampa, serão criadas em camadas (ex: vetorizando a tampa e outros elementos, por fora) com um procedimento parecido com o Sonic.
Vídeos
(Em Inglês)


Criando uma Maçã em 3D



Outros vídeos podem ser encontrados nesta conta: http://www.youtube.com/user/tutvid

Notas Definitivas


Como o programa é todo em Inglês, procure pesquisar os significados dos termos para se ter uma melhor noção das funções do programa. Sugiro os sites Translito e Word Reference ou o programa Power Translator.


Agradecimentos
Seven CG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...